Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso de Elaboração de Projetos de Políticas Públicas Judiciárias

INSCRIÇÕES ABERTAS

14/04/2021
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, de 28 de abril a 7 de maio, o curso de extensão em Elaboração de Projetos em Políticas Públicas Judiciárias, na modalidade a distância, com aulas ao vivo (síncronas). A capacitação é destinada aos servidores e servidoras do Poder Judiciário. As inscrições podem ser feitas até 16 de abril, no sistema acadêmico Tutor.

Inscreva-se AQUI - 30 vagas disponíveis.

Com duração de 20 horas, o curso será ministrado pela socióloga e pedagoga Laiza Spagna - especialista no modelo Canvas de Gestão de Projetos e pesquisadora do Instituto Veredas.

A abordagem contempla ações práticas para ampliação, aprofundamento e alinhamento dos conhecimentos relativos ao papel institucional e compromisso social do Poder Judiciário. Os participantes terão acesso a experiências de sucesso gerenciados por outras esferas de poder que já promoveram importantes mudanças no âmbito social.

O conteúdo é pautado a partir de resultados do diagnóstico feito sobre as demandas institucionais para projetos no âmbito do Tribunal e sob a perspectiva de criação de escritório de projetos para alavancar ações existentes e futuras iniciativas.

ESTRUTURA DO CURSO

28/04 - 15h – 18h - Planejamento de Projetos - aula ao vivo - 3h/a

29/04 - 15h – 18h - Elementos Essenciais aos Projetos – CANVAS Project – aula ao vivo - 3h/a

30/04 - 15h – 18h - Passo a Passo da Elaboração de Projetos - 3h/a

03/05 - Livre - Elaboração do Projeto - 2,5 h/a

04/05 - Livre - Elaboração do Projeto - 2,5 h/a

05/05    15h – 17h - Cases de sucesso – aula ao vivo - 2 h/a

06/05    15h – 17h – Feedback – ao vivo - 2 h/a

07/05    15h – 17h – Feedback – ao vivo - 2 h/a

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.           Planejamento de projetos

2.           Elementos essenciais aos projetos no modelo CANVAS

3.           Passo a passo da elaboração de projetos

4.           Ciclo de vida do projeto

5.           Projetos, processos e programas

6.           Modelo Canvas de Gestão de projetos

7.           Delimitando o problema que se deseja enfrentar

8.           Estruturando o enfrentamento ao problema

9.           Resultados esperados do projeto

O material estará disponível na plataforma Moodle EAD-ESMAM, bem como o link de acesso para as aulas ao vivo, no endereço https://ead.tjma.jus.br/.

As aulas ao vivo serão gravadas e disponilizadas na plataforma para que os alunos tenham acesso e possam assistir, posteriormente, caso ocorra algum problema com a conexão de internet no decorrer das aulas.

A ESMAM disponibilizará suporte técnico para os discentes, em tempo real, durante a realização das aulas ao vivo, por meio do WhattsApp. Após o horário das aulas, o suporte será através da plataforma da escola ou por e-mail.

A TUTORA

Laiza Mara Neves Spagna é professora do Curso de Direito da Universidade Católica de Brasília, assessora jurídico-legislativa do Governo do Distrito Federal, especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Sociologia da Violência e da Conflitualidade.

GALERIA DE FOTOS