Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inscrições abertas para os cursos de Gestão do Conhecimento, Mindfulness, Estratégia e Inovação

Para se inscrever, acesse o sistema Acadêmico Tutor, na plataforma Sentinela

07/09/2020
Irma Helenn

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão abre inscrições, de 7 a 11 de setembro, para novas turmas de capacitação a distância destinadas aos servidores do Tribunal de Justiça (TJMA) em todo o Estado. Serão ofertados os cursos: Programa de Mindfulness (online), Gestão do Conhecimento e de Competências nas Organizações, Estratégia e Inovação no Contexto do Poder Judiciário, com aulas pela plataforma EAD-ESMAM. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Acadêmico Tutor.

PROGRAMA DE MINDFULNESS (COM AULAS AO VIVO)

São duas turmas, com 16 horas de duração, cada uma. Esse programa será desenvolvido na plataforma Zoom, com aulas ao vivo. Para a turma 1, os encontros acontecerão sempre às segundas-feiras, das 9h às 11h, de 21/09 a 11/11. Já na turma 2, os encontros com o formador ocorrerão às quartas-feiras, das 9h às 11, iniciando dia 23/09. Serão trabalhados ferramentas e recursos que capacitam os participantes a gerenciarem as próprias emoções e as daqueles com quem convivem, tirando o melhor resultado possível das relações existentes, tanto no contexto de trabalho quanto no contexto familiar. O programa ensina aos participantes desde técnicas meditativas e de autoconhecimento, até formas adequadas para lidar com os pensamentos, desenvolver hábitos mentais saudáveis, compreender situações cotidianas (sofrimento, dor, aceitação, apego, aversão, empatia, compaixão e autocompaixão), controle e manejo da ansiedade e estresse.

O TUTOR - Victor Hugo Loureiro Tapias Gomes é graduado em Direito e mestrando em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), empresário experiente em práticas colaborativas, instrutor de Mindfulness pelo Centro Mente Aberta – UNIFESP, instrutor de Autocompaixão pelo protocolo Mindful Self Compassion, criado por Kristin Neff (Universidade do Texas) e Christopher Germer (Universidade de Harvard).

ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO PODER JUDICIÁRIO

O conteúdo desse curso, com duração de 20 horas, destaca as principais premissas e práticas de gestão no contexto atual das organizações públicas e o desenvolvimento de competências na área de estratégia, com aplicação de métodos e ferramentas que propiciem gerir a inovação em consonância com as dinâmicas e transformações sociais. A temática inclui os conceitos, processos e escolas da estratégia; desenvolvimento de visão estratégica; evolução do pensamento estratégico; a gestão estratégica no novo milênio; estratégia e inovação no contexto do Poder Judiciário; Inovação: fundamentos e metodologias; processo de inovação; ferramentas aplicadas e estudos de caso.

O TUTOR - Anderson Lourenço Miranda é Ph.D. em Gestão pela ISCTE Business School (revalidado pela UFMG), Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/RJ, MBA Internacional em Gestão Empresarial pela FGV/Berkeley/Ohio. Professor Adjunto III da UFMA, orientador do Planejamento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

GESTÃO DO CONHECIMENTO E DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES (GCO)

Um curso inédito que busca aperfeiçoar a gestão do conhecimento e de competências no contexto do Poder Judiciário, por meio da discussão, perguntas norteadoras e atividade prática, as conceituações contemporâneas sobre a GCO, tipos de conhecimento, modos de conversão do conhecimento, a importância da GCO nas organizações atuais, princípio da GCO,

O TUTOR - David Leonardo Bouças da Silva é doutor em Administração (UnB e Universitat Jaume - Espanha), mestre em Desenvolvimento Sustentável (UnB), com MBA em Gestão Empresarial (FGV). É professor DETUH/UFMA e avaliador de importantes revistas científicas da Administração e Turismo. Coordenador do Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica de Destinos e Organizações do Turismo (GEDOT/UFMA).

ATENÇÃO! 

Conforme regulamentado pela Instrução Normativa 04/2016, em caso de desistência, os servidores devem informar à ESMAM, respeitando os prazos abaixo descritos:

1 - DURANTE O PERÍODO DE INSCRIÇÕES: via sistema acadêmico Tutor.

2 - APÓS O PERÍODO DE INSCRIÇÕES: Até 72 horas ANTES do início do curso, através de pedido simples enviado ao e-mail divtreinamento@tjma.jus.br.

3 - APÓS AS 72 HORAS ANTERIORES AO INÍCIO DO CURSO: Justificativa comprovada (atestado médico ou outra) enviada ao e-mail divtreinamento@tjma.jus.br.

 

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS