Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

PRÁTICAS | Psicólogos e assistentes sociais aprimoram formas de atuação em casos de violência contra crianças

22/10/2019

Profissionais que atuam na área psicossocial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participam, em São Luís, do 4º Encontro de Psicólogos e Assistentes Sociais do Judiciário. Promovido pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), o evento acontece no auditório do Fórum do Calhau, até quarta-feira (23).

Nessa edição, além de promover atualização de conhecimentos para assistentes sociais e psicólogos, o foco das atividades será a prática desses profissionais e sua capacitação para atuar nas perícias técnicas em casos de alienação parental e abuso sexual infantil.

IV ENCONTRO DE PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS DO TJMA

(clique para ver mais imagens no Flickr)

“Vamos discutir sobre a escolha dos procedimentos metodológicos mais eficazes em casos que investigam tais denúncias e discorrer sobre as mais proeminentes e atuais pesquisas e produções teóricas relativas aos temas abordados”, explica a psicóloga Sonia Rovinski, que juntamente com a assistente social Rita Oliveira, ministrarão as oficinas de práticas judiciais.

Recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre possibilidades e limites da atuação do assistente social e do psicólogo no âmbito do Judiciário também fazem parte da temática do encontro, cuja programação inclui o curso Entrevista Investigativa nas Demandas Psicossociais, com o psicólogo Lucas Dannilo Aragão Guimarães.

Participam do evento analistas judiciários e outros servidores nomeados pelo TJMA para realizar avaliações psicossociais de pessoas envolvidas em processo judicial, quando determinado pelos magistrados, especialmente nas varas de Infância, Juventude e Família.

Ao final, as palestrantes coordenarão reunião de trabalho com a equipe da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA, para considerações sobre a Política de Saúde, Qualidade de Vida e Gestão de Pessoas no Judiciário.

 

Comunicação ESMAM

(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 - ESMAM

 

GALERIA DE FOTOS