Poder Judiciário/conciliacao

Quero Conciliar

O que é a Conciliação?

A conciliação é uma das maneiras de solucionar consensualmente um conflito. Nela, as partes envolvidas em um conflito são auxiliadas por um “conciliador”, que busca aproximar os interessados, eliminando a distância porventura existente, fomentando a retomada do diálogo e da negociação e facilitando o encaminhamento de propostas conciliatórias.

O “conciliador” é um terceiro imparcial, devidamente capacitado em métodos consensuais de solução de conflitos, cuja atuação é disciplinada pelo Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais, contido no Anexo III da Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, do Conselho Nacional de Justiça.

 

Entenda como funcionam os CEJUSCs

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) são órgãos do Poder Judiciário do Estado do Maranhão responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação nas áreas cível, de família ou dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais.

Os CEJUSCs proporcionam um ambiente neutro, no qual os interessados em solucionar um determinado conflito têm a chance de conversar, negociar e chegar a um acordo satisfatório, com o auxílio de um “conciliador”.

 

Como Conciliar?

a) Através do formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico do Tribunal de Justiça;

b) Ou diretamente nos Centros de Conciliação.