O 2º Juizado Especial Criminal da Comarca da Ilha abriu edital convocando as entidades públicas e/ou privadas com finalidade social, sediadas na área de abrangência, a participarem de processo de seleção de projetos para obtenção dos recursos financeiros arrecadados com prestações pecuniárias, suspensão condicional do processo e transações penais realizadas na unidade judicial. A entidade candidata deve estar regularmente constituídas há, pelo menos, dois anos, não possuir vínculo político-partidário, e prestar serviços de relevância social.
As entidades deverão, ainda, apresentar cópia do projeto com viabilidade de implementação, segundo a utilidade e necessidade da entidade, obedecendo-se aos critérios estabelecidos no Edital. As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 28 de fevereiro, mediante o envio de projeto e demais documentos ao e-mail do 2º Juizado Especial Criminal de São Luís, a saber, jzd-criminal2@tj.ma.gov.br. No edital, a juíza Maria Eunice do Nascimento Serra pontua que os projetos terão como limite máximo o valor de até R$ 15.000,00.
Os interessados em participar da inscrição deverão apresentar documentação relativa à constituição da entidade, última Ata de reunião, RG e CPF do (a) diretor (a) da entidade e comprovantes do local da sede e do diretor(a), bem como cópia do projeto que demonstre a finalidade social da entidade, relativo à educação, saúde, assistência à pessoa carente, tratamento de dependentes de drogas, ressocialização de apenados, etc.
“Cada entidade deverá apresentar no projeto informação sobre funcionamento atual das atividades a que se refere ou se ainda é apenas projeto para efetivo funcionamento e a data prevista para início das atividades citadas (…) É indispensável a apresentação de três orçamentos de empresas idôneas e reconhecidas no mercado local (…) Na hipótese do fornecedor não ser empresa conhecida no mercado local, fica o orçamento sujeito a fiscalização por parte da unidade judicial (…) O resultado será divulgado no site do Tribunal de Justiça do Maranhão no dia 17 de março de 2025”, ressaltou a magistrada.
A juíza observa que o edital segue a que dispõe a Resolução Nº 154 de 13 de julho de 2012 do Conselho Nacional de Justiça e o provimento nº 10 de 30 de novembro de 2012 da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão. Esses documentos versam sobre a destinação de recursos .
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br