Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Aníbal Vital lança livro na abertura de sua exposição na galeria de arte do Fórum de São Luís

Publicado em 2 de Dez de 2024, 16h03. Atualizado em 2 de Dez de 2024, 16h09
Por Valquíria Santana

O artista plástico, escritor e médico Aníbal Vital lança nesta quarta-feira (04), na Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), o livro “A Voz das Cores de Aníbal Vital”, que também dá nome à exposição com 21 telas, que será aberta durante o evento e ficará em cartaz até o dia 19 de dezembro. A cerimônia será às 17h, com apresentações artísticas e noite de autógrafo.

O livro também traz 21 crônicas, cada uma acompanhada por imagens das telas pintadas pelo artista. A obra foi escrita nos últimos três anos e tem o prefácio do escritor e presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Aníbal Vital disse que a construção do livro foi a reunião de vários acontecimentos da vida dele. “Olhando pelo retrovisor, enxergo todos como necessários ao desenvolvimento pessoal. Essa história de pintar e pensar me trouxe ao livro”, escreveu na apresentação da obra.

Anibal Vital conta que deixou escrito no livro recortes de momentos especiais da sua vida. A vivência com o mestre de pintura Itamar Monteiro no Asilo de Mendicidade; a amizade de 38 anos com o doutor Dário Nicolau; a saudade dos pais e de amigos já falecidos; sua relação com a Lua e o Sol (animais de estimação); a visão política do país; entre outros. “Enfim, se viver é uma arte, pintar, clinicar e tocar me deixa eternamente grato ao Criador pela oportunidade de estar vivo e de sentir o pulsar da vida sendo apenas um servo das cores, da música e dos enfermos. Caso as palavras do livro não alcancem o que desejo expressar, talvez as cores expliquem”, afirmou.

Nascido em São Luís (MA), Aníbal Vital é reumatologista e já realizou várias exposições, todas beneficentes ao Asilo de Mendicidade, Casa Irmã Mônica e a Fraternidade Colibri. Ele doou para a galeria permanente do Fórum de São Luís a obra “O Geógrafo”, uma alusão ao pintor holandês do século XVII, Johannes Vermeer, que tem seus quadros admirados nomundo inteiro pelo uso de cores transparentes, composições inteligentes e brilhante uso da luz. O médico também éservidor aposentado do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

O artista conta que começou a pintar há cerca de 18 anos. “Meu assistente errou a agenda do consultório e eu fui passear a esmo no Centro Histórico de São Luís e acabei, por acaso, me matriculando em uma escola de pintura”, lembrou. Ele disse que a pintura artística surgiu tão espontaneamente e tão por acaso que ele não sabe dizer ao certo. Ressaltou que sua mãe pintava em tecido, era linguista e exímia conhecedora de latim e língua portuguesa e que desde da época do curso de Medicina ele já escrevia. “Tanto tempo depois lia e via que tinha sentido. Tenho muito material e agora na vida adulta me bateu esse estalo. Inclusive, paralelamente à "Voz das cores de Aníbal Vital", estou escrevendo uma ficção com o título “O duque de Or”.

A exposição, que será aberta na cerimônia de lançamento do livro, no Fórum de São Luís, é dominada por flores, pássaros e paisagens, além de um nu feminino, fazendo alusão à energia feminina, à energia criadora. Todas as obras foram pintadas com a técnica óleo sobre tela.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS