A 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís realizou nesta semana treinamento dos 15 estagiários e estagiárias de Serviço Social e Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que atuarão, sob supervisão, no acolhimento de mulheres que participarão de audiências na 27ª Semana do Programa “Justiça pela Paz em Casa”. Essa edição do programa ocorrerá no período de 19 a 23 deste mês. O acolhimento é realizado por meio do Projeto “Vem, estamos aqui”, desenvolvido pela unidade judiciária.
O “Justiça pela Paz em Casa” é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, promotorias de Justiça, defensorias públicas e demais operadores do Direito. No Maranhão, as semanas ocorrem nas comarcas da capital e do interior do estado e são coordenadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Cemulher/TJMA). A iniciativa visa a ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O projeto “Vem, estamos aqui”, para acolhimento humanizado das vítimas de violência doméstica e familiar tem caráter permanente e é desenvolvido pela 1ª Vara da Mulher, em duas salas no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), sendo uma destinada às mulheres e a outra é um espaço lúdico para crianças. No local, as mulheres recebem suporte da equipe, ficam em ambiente separado dos agressores e, nos casos mais complexos, sem qualquer contato com os denunciados, inclusive no momento de serem ouvidas em audiência.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar da unidade judiciária, composta de assistentes sociais, psicólogo, comissária de infância e juventude, além de estagiárias e estagiários de Serviço Social e Psicologia. Para o atendimento durante o Justiça pela Paz em Casa”, a unidade conta com o apoio da UFMA.
A capacitação dos estagiários e estagiárias, com ênfase na Lei Maria da Penha, para atuarem na 27ª Semana do Programa “Justiça pela Paz em Casa” ocorreu nessa quinta e sexta-feira (08 e 09). Presentes no evento o juiz titular da 1ª Vara da Mulher, Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior; a secretária judicial da unidade Mayara Soares; o psicólogo e as assistentes sociais da Vara da Mulher, Raimundo Ferreira, Joseane Abrantes e Carla Cavalcante; e a psicóloga da equipe multidisciplinar da Cemulher, Edla Ferreira.
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís