Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Projeto Centro de Cidadania do 5º Juizado Cível é reconhecido nacionalmente

ACESSO À JUSTIÇA E CIDADANIA

06/12/2022
Helena Barbosa

Magistrados maranhenses participaram do 50º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), realizado em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro de 2022, quando foram discutidos vários temas relevantes sobre conciliação e trâmite processual no âmbito dos juizados especiais.

Na mesma data, também foi realizado o 12º Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec). A Justiça especial do Maranhão foi representada neste evento pelos juízes Marcelo Oka e Francisco Reis Junior.

A delegação maranhense no Fonaje foi formada pelo desembargador Marcelino Ewerton, supervisor dos juizados especiais, juízas Andrea Perlmutter Lago (1º Juizado Criminal), coordenadora dos juizados especiais; Laysa Mendes, coordenadora da Central de Mandados; e juízes Alexandre Abreu (respondendo pelo 5º Juizado Cível de São Luís), Mário Prazeres (3º Juizado Cível de São Luís).

Juiz Mário Prazeres; promotora Núbia Zeile, juízas Andrea Perlmutter, Laysa Mendes e desembargador Marcelino Ewerton (da esquerda pra direita).

 

PROJETO CENTRO DE CIDADANIA

Durante o 50° Fonaje, o Projeto “Centro de Cidadania”, desenvolvido pelo 5º Juizado Especial Cível e de Relações de Consumo de São Luís (JERC), localizado no campo universitário da UFMA, foi reconhecido pelos magistrados participantes como “Boa Prática”, de modelo recomendado pela Comissão de Avaliação dos Projetos do evento.

O Centro de Cidadania agrega, em um mesmo espaço, meios de acesso à Justiça e ao exercício da cidadania. Oferece uma gama de serviços que vão da orientação genérica sobre direitos ao auxílio sobre como promover uma ação. Também ajuda as partes processuais na realização de audiências por meio do sistema de videoconferências, busca de processos nas áreas cíveis e criminais, trabalhistas e previdenciárias.

“O projeto resulta da compreensão, dentro da comunidade do Itaqui-Bacanga, quanto à autonomia das partes na propositura da ação. Lá nós temos um índice de 45% das demandas iniciadas pelo próprio desejo das partes, sem a participação de advogados”, disse o juiz Alexandre Abreu, idealizador do projeto, que responde pelo 5º Juizado Cível (JERC).

Por meio de um Termo de Cooperação Técnica com o Judiciário, a UFMA ofereceu as instalações necessárias para o funcionamento do projeto oferecido para o atendimento ao público à comunidade do entorno que integra a denominada área Itaqui-Bacanga e funciona no mesmo local e horários (8h às 18h) do 5º JECRC, sem necessidade de agendamento. Informações podem ser fornecidas pelo telefone: 99981-1659 (celular) e 3198-4746 (fixo).

 

O Centro de Cidadania funciona na Casa da Justiça, junto à sede do 5º Juizado Cível, no campo universitário da UFMA, no bairro do Bacanga.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

O 5º Juizado Cível e das Relações de Consumo funciona na Avenida dos Portugueses, nº 1966, no campus Universitário da UFMA, no bairro do Bacanga, em São Luís. A área de abrangência do 5º Juizado Cível de São Luís abrange os bairros Bacanga, Itaqui, Vila Nova, Vila Mauro Fecury I, Vila Mauro Fecury II, Vila São Luís, Alto Esperança, São Raimundo, Gancharia, Fumacê, Vila Dom Luis, Anjo da Guarda, Vila Isabel, Vila Zagueiro, Jambeiro, Sá Viana e Vila Embratel.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça 
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS