Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Prêmio Innovare avalia boa prática no Judiciário de Bacuri

educação: DIREITO FUNDAMENTAL DA PESSOA HUMANA

17/06/2022
Helena Barbosa

O Judiciário de Bacuri recebeu a visita do consultor do Prêmio Innovare, que reconhece, incentiva e dissemina boas práticas realizadas no Judiciário brasileiro em todo o país.

O consultor Alessandro Melo Batista (Instituto Innovare) avaliou, no local, a prática “Educação Itinerante um investimento para vida toda: reflexos através dos círculos formativos”,que concorre ao Prêmio Innovare na categoria sociedade, de autoria da servidora Jéssica Rodrigues Carneiro, secretária judicial de Bacuri e professora, com apoio da professora do município de Bacuri, Lindaura de Oliveira Rodrigues.

O projeto tem como foco o direito à educação como direito fundamental da pessoa humana. Foi pensado diante da percepção que a violência doméstica contra mulher, criança e adolescente e idosos, e, a partir de então, foi levado a comunidades quilombolas e povoados dos municípios de Bacuri e Cedral (MA), buscando alternativa de fomentar a alfabetização das crianças prejudicadas pela pandemia de coronavírus, por não terem condições de frequentar aulas remotas.

Consultor do Prêmio Innovare conversa com crianças beneficiadas pelo projeto.

REFORÇO ESCOLAR

As ações do projeto foram iniciadas em agosto de 2021, após a análise das demandas chegadas na Comarca de Bacuri, em plena pandemia. E seguem, sendo mantidas por meio de doações da comunidade, vindas de empresários locais e cidadãos e do Ministério Público local. As atividades são realizadas em parceria com estudantes do curso de Pedagogia do instituto Conivs e no instituto Instituto Porapenense.

Por meio do projeto, é realizado o reforço escolar para crianças de 3 a 12 anos de escolas de Bacuri, e disseminado para pessoas na faixa etária de 80 anos, em povoados e comunidades de todo município, tendo em vista os reflexos negativos no aprendizado de crianças e adolescentes devido à pandemia de Covid 19.

PÚBLICO BENEFICIADO

Segndo a coordenação do projeto, mais de mil pessoas já foram beneficiadas, dentre crianças e adultos, de forma presencial e virtual. Enquanto uma equipe está ministrando as aulas pedagógicas, outros estão trabalhando na formação para os adultos que aprendem sobre temas como: Estatuto do Idoso e da Criança e do Adolescentes, Lei Maria da Penha, “Maio Laranja”, “Setembro Amarelo”, dentre outros temas relacionados à atuação do Poder Judiciário na sociedade.

Servidora da Comarac de Bacuri recebe prêmio do juiz Marco Adriano, do Comitê de Diversidade.

Com esse projeto, a servidora do fórum recebeu medalha de prata no prêmio Luizão”, no ano passado. “Por meio das palestras, descobrimos adultos e crianças que já sofreram algum tipo de violência e levamos aos órgãos competentes. O balanço que faço do projeto é excelente. Além do desenvolvimento motor, temos o desenvolvimento como cidadão, tendo em vista trabalhar os quatro pilares da educação: aprender a ser, conhecer, conviver e fazer”, disse.

Para o promotor de Justiça de Bacuri, Igor Adriano Trinta Marquês, um dos colaboradores, o projeto “é de extrema relevância porque percorre os mais diversos povoados levando uma mensagem de incentivo e fomento à educação para as nossas crianças e adolescentes não aguardando tão somente a ação do Estado. Ademais, corrobora com o espírito de fraternidade e dever cívico tão necessários para o engrandecimento de uma sociedade”.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS