Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Sejud Cível faz reunião de alinhamento estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

12/05/2022
Valquíria Santana

A Secretaria Judicial Única Digital das Varas Cíveis (SEJUD CÍVEL) do Termo Judiciário da Comarca de São Luís realizou reuniões de alinhamento estratégico para o ano de 2022. A medida, que é uma orientação da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e da coordenação da própria SEJUD, faz parte do módulo de desenvolvimento dos servidores da unidade.

Segundo o secretário especial da Secretaria, Toni Ramos, o objetivo dessas reuniões foi ouvir os servidores para entender as dificuldades de cada um, receber as demandas e sugestões para que eles possam desempenhar suas atividades de forma mais eficiente. Os encontros ocorreram nas últimas duas semanas, em momentos diferentes, por núcleo de tarefas. A primeira foi com o núcleo de verificação e a segunda, com o de cumprimento e digitalização/correspondência. A unidade é coordenada pelo juiz José Nilo Ribeiro Filho e conta atualmente com 62 servidores.

Os servidores apresentaram sugestões como atividades de capacitação em Processo Civil, gestão de tempo, qualidade de vida e saúde, comunicação assertiva e relacionamento interpessoal, entre outros temas. Toni Ramos explicou que a partir dessas demandas serão realizadas, ao longo do ano de 2022, várias ações de capacitação.

Para Ingrid Sampaio, secretária judicial da SEJUD CÍVEL, a produtividade tem relação direta com o grau de satisfação com o ambiente de trabalho. "Queremos melhorar o desempenho da nossa secretaria, oferecendo sempre a melhor estrutura e suporte aos servidores. Eles precisam estar bem para produzir melhor", disse.

Valdicélia Silva, que também é secretária judicial, lembra que o conhecimento adquirido no treinamento reflete na qualidade do atendimento, propiciando uma comunicação efetiva, uma vez que alinha os servidores sobre o modo de proceder na relação com o jurisdicionado.

GESTÃO DO TEMPO E QUALIDADE DE SERVIÇOS

Conforme a secretária judicial Lidiane Carvalho, nas reuniões foi feita a demonstração dos relatórios de produtividade dos servidores associado à carga horária de trabalho, com a finalidade de reflexão sobre como implementar a gestão do tempo de qualidade dedicado à prestação jurisdicional, com incentivo ao planejamento e organização do trabalho não só para o alcance das metas, mas também para a execução com excelência. “Com a demonstração da evolução da performance e produtividade buscamos manter a motivação e satisfação dos servidores no brilhante trabalho que executam, a fim de entregar uma prestação jurisdicional efetiva e resolutiva”, completou a também secretária judicial, Karliane Fontinele.

A SEJUD Cível é uma Secretaria Digital que trabalha unicamente com processos judiciais eletrônicos (PJe), dando cumprimento às ordens e demais expedientes dos juízos das 16 Varas Cíveis da Comarca de São Luís. Cada grupo de trabalho é responsável por um conjunto de quatro varas cíveis. A unidade conta com um secretário especial e quatro secretárias judiciais e funciona no 5º andar do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa
 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS