Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Alunos surdos visitam exposição de arte no Fórum de São Luís

25/04/2022
Valquíria Santana

Alunos surdos do Centro Estadual de Educação Especial Profa. Maria da Glória Costa Arcangeli, do bairro Alemanha, visitaram nesta segunda-feira (25) o Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), onde conheceram as galerias de arte do órgão. Acompanhados de professores e intérpretes de Libras, eles conheceram a exposição “O olhar surdo através da expressão fotográfica”, com imagens produzidas por estudantes da instituição de ensino. A visita também procurou lembrar o Dia da Educação de Surdos e da oficialização da Lei de Libras (Língua Brasileira de Sinais), 23 e 24 de abril, respectivamente.

Os visitantes foram recebidos pela diretoria do Fórum, juíza Andréa Perlmutter Lago, que falou para os alunos sobre a importância das galerias instaladas no órgão. Além de serem espaços de memória da instituição, também são locais para que artistas plásticos e fotógrafos possam mostrar seus trabalho ao público. “Nessa gestão fizemos um projeto para incluir o Fórum de São Luís na agenda das principais exposições culturais do estado”, disse a magistrada.

No ano de 2021, foi instalada a galeria permanente “Floriano de Araújo Teixeira”, com obras de 25 artistas plásticos, doadas pelos próprios autores para o acervo do órgão. Nesta segunda-feira (28), foi inaugurada a galeria de fotografias, 14 fotos de espaços do tribunal de Justiça, Corregedoria e Fórum de São Luís. O prédio dispõe, ainda, de uma galeria de ex-diretores do Fórum e da galeria de arte “Celso Antônio de Menezes”, para exposições temporárias, onde está em cartaz exposição “O olhar surdo através da expressão fotográfica”.

A diretora Centro de Educação Especial (CAS), Vanessa Lúcio Nascimento, disse que a exposição é resultado de um projeto desenvolvido com jovens surdos do CAS, em parceria com o Instituto Cooperforte. “Muitos desses alunos se tornaram fotógrafos profissionais e têm na fotografia uma geração de renda”, explicou.

A coordenadora do projeto, professora Carolina Cruz, explicou que a iniciativa procurou capacitar jovens surdos na linguagem fotográfica, visando à empregabilidade e renda. Também proporcionou a inclusão e visibilidade da pessoa surda, gerando, ainda, outras produções como painéis e artigo em comunicações científicas. ”Com essa exposição, em cartaz no Fórum de São Luís, convidamos a comunidade a conhecer sobre a história da educação de surdos no Maranhão e participar de propostas inclusivas”, acrescentou.

Durante a visita guiada às galerias de arte do Fórum de São Luís, os 12 alunos surdos foram acompanhados pela diretora do CAS; os professores Ranilda Rocha, Iléia Fontenle e Paula Edwirges; o instrutor de Libras, José Gomes; e os intérpretes Luinaldo Soares e Luzivane Cabral.

O instrutor de Libras José Gomes explica obra para alunos

O instrutor de Libras, José Gomes, disse que os alunos surdos aprendem bastante com visitas aos espaços de arte, pois despertam neles um novo olhar e faz com que amadureçam. “É muito importante sairmos da escola para conhecer, na prática, espaços como este. Gostei do olhar fotográfico apresentado pelos autores da exposição”, afirmou a estudante do Curso de Português para Surdos do CAS e aluna do 9º ano da Escola Duque de Caxias, Eveline Reis Cutrim, 15 anos.

A exposição fica em cartaz até o dia 05 de maio, na galeria de Arte do Fórum de São Luís. O espaço está aberto ao público para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e para o acesso ao local é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra o Coronavírus (COVID-19).

A Galeria Celso Antônio de Menezes é responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento que deve ser feito por meio do e-mail (asscom_forumslz@tjma.jus.br).

 

Asscom-CGJMA

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS