Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

1ª Vara do Tribunal Júri faz sorteio eletrônico de jurados

SÃO LUÍS

22/04/2022
Valquíria Santana

A 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís realizou nessa quarta-feira (20), de forma completamente eletrônica, o sorteio dos 50 jurados, entre titulares e suplentes, que irão participar da segunda reunião ordinária das sessões do tribunal do júri do ano de 2022. Os 50 nomes figuravam na lista anual de jurados formada em novembro de 2021, composta por mais de 800 nomes aptos a exercerem a função, em observância ao que prevê o Código de Processo Penal Brasileiro.

“A utilização da ferramenta eletrônica para sorteios objetiva a não utilização de papel para impressão das cédulas e se coaduna com a política de sustentabilidade no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, bem como ao critério de eficiência dos gastos públicos por meio da revisão dos modelos de padrão de consumo em razão da implantação do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 100% das unidades judiciais”, explica a juíza titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Rosângela Prazeres Macieira.

Além da magistrada, presentes também na audiência de sorteio dos jurados o promotor de Justiça Raimundo Benedito Barros Pinto, o defensor público Pablo Camarço de Oliveira e o advogado Sérgio Marques da Costa Júnior.

A 2ª reunião ordinária do ano de 2022, na 1ª Vara do Júri, terá início no do dia 19 de maio e se estenderá até o mês de agosto. A unidade judiciária é responsável pelo julgamento de crimes dolosos contra a vida (homicídios e tentativas de homicídios, aborto e auxílio ao suicídio). A Comarca de São Luís possui quatro varas do Tribunal do Júri.

O Conselho de Sentença é formado por sete pessoas da sociedade civil, sorteadas no começo de cada sessão de julgamento. Cada unidade judiciária faz o Alistamento Anual de Jurados, baseado no seu banco de dados. Nas pautas das sessões de julgamento publicadas pelas Varas do Júri são sorteadas várias pessoas que irão compor os Conselhos de Sentença.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS