Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Campanha Solidária coleta 47 bolsas de sangue para o Hemomar 

FÓRUM DE SÃO LUÍS

22/04/2022
Valquíria Santana

O banco do Hemomar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão) recebeu um reforço no estoque de sangue doado por servidores, policiais militares e funcionários terceirizados do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), durante a campanha solidária realizada na véspera do feriado (20) pela Diretoria do Fórum. Em um único dia, mais de 70 voluntários passaram pela triagem, sendo coletada 47 bolsas de sangue.

A coordenadora de Coleta Externa do Hemomar, Valma Costa, disse que o número de pessoas que compareceram para doar superou as expectativas do órgão. Ela agradeceu à iniciativa da Diretoria do Fórum de São Luís e parabenizou os setores que coordenaram a ação solidária. A campanha foi organizada pela Central de Mandados, Divisão de Serviços Gerais, Divisão Médica e Segurança Institucional do Fórum.

O chefe da Divisão de Serviços Gerais, Denilson Ferreira, destacou a colaboração dos funcionários e funcionárias da empresa terceirizada do Fórum (Gestor) e também do pessoal que está trabalhando na digitalização de processos, que compareceram voluntariamente para a doação.

Para a campanha, o Hemomar montou no auditório do Fórum uma estrutura com oito cadeiras de coleta e 18 profissionais, entre médicos, nutricionista,  enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, para a campanha. Antes da coleta, os interessados em doar passaram pela triagem da equipe, para saber se estavam aptos à doação.

A parceria da Diretoria do Fórum com o Centro de Hematologia e Hemoterapia visou a reforçar o estoque do banco de sangue do Hemomar, que é baixo porque a demanda é sempre maior que o número de doadores. E nesse período de chuvas, segundo a coordenadora de coleta externa, quando aumentam as síndromes gripais, ocorre uma queda no quadro de doadores.

Valma Costa lembra que o número de pessoas que necessitam de doação de sangue é sempre maior que a quantidade de doadores. Para incentivar a doação, todos os meses o Hemomar realiza coleta externa, montando, em igrejas, órgãos públicos e outros espaços, uma estrutura como a que foi disponibilizada na última quarta-feira (20) para a campanha no Fórum de São Luís, durante todo o dia.

Quem quiser ser doador, basta procurar uma unidade do Hemomar. Em São Luís, o Centro fica localizado na Rua 5 de Janeiro, s/n, bairro Jordoa, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Também pode acompanhar pelo instagram do órgão (@hemomaroficial) os locais onde está a equipe de coleta externa, tanto na capital quanto no interior do estado, e se dirigir até o local para fazer a doação.

Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável); pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde. Antes da doação, pessoa passa por uma triagem que avalia outros critérios.     

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS