Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Servidores e colaboradores do Fórum de São Luís reforçam estoque do banco de sangue do Hemomar

DOAÇÃO

20/04/2022
Valquíria Santana

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) recebeu, nesta quarta-feira (20), a equipe de coleta externa do Hemomar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão), para a Campanha Solidária de Doação de Sangue. A iniciativa da Diretoria do Fórum vai reforçar o estoque o banco de sangue do Hemomar, que é baixo porque a demanda é sempre maior que o número de doadores.

A diretora do Fórum, juíza a Andréa Perlmutter Lago, disse que a campanha teve como público-alvo magistrados, magistrados, servidores, servidoras, funcionárias e funcionários terceirizados, mas também foi aberta ao público em geral. A meta era conseguir no mínimo 50 bolsas de sangue. "Com a pandemia do coronavírus e a grande demanda do banco de sangue, o Hemomar tem dificuldade em manter o estoque do banco. Então fizemos essa parceria para reforçar a campanha por mais pessoas doando", afirmou a magistrada.

Para a campanha no Fórum, o Hemomar montou uma estrutura com oito cadeiras de coleta e 18 profissionais, entre médicos, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas. Antes da coleta, os interessados em doar passaram pela triagem da equipe, para saber se estavam aptos à doação.
A coordenadora de Coleta Externa do Centro, Valma Costa, disse que iniciativas como a do Fórum de São Luís ajudam bastante o estoque do banco de sangue da unidade, pois a quantidade de pessoas que necessitam de doação é sempre maior que a de doadores. "Ir aos locais de trabalho das pessoas, como estamos fazendo, ajuda muito o acesso dos que desejam doar", acrescentou a coordenadora. Ela explicou que no inverno, período que aumentam as síndromes gripais, também ocorre uma queda no quadro de doadores.

Pela primeira vez doando sangue, a funcionária da empresa terceirizada do Fórum (Gestor), Jane Cristiane Evangelista, contou que sempre desejou ser uma doadora e aproveitou a ida da equipe de coleta do Hemomar ao local onde ela trabalha e fez sua doação. “É muito importante, pois podemos ajudar aqueles que precisam de sangue. Tenho muita fé que outras pessoas também tenham essa atitude”, acrescentou. Foi também a vontade de ajudar que motivou o servidor Guilherme Costa a participar da campanha. Ele, que já é doador, foi um dos primeiros a se apresentar à equipe de coleta, nesta quarta-feira, no Fórum. “Fico feliz em contribuir e espero que mais pessoas tenham esse gesto”, afirmou.

O secretário da Central de Cumprimento de Mandados da Comarca da Ilha de São Luís (CENMAN), Charles Pimentel, deu o exemplo e também foi um dos primeiros a doar, além de mobilizar vários oficiais de justiça para a campanha. “Meu pai já precisou de doação de sangue e muitas pessoas colaboraram. Doar é minha forma de retribuir”, disse. Ele é doador há mais de cinco anos.

As atividades de triagem e coleta começaram por volta das 8h30 e seguiram também no horário da tarde. A campanha foi organizada Central de Mandados, Divisão de Serviços Gerais, Divisão Médica e Segurança Institucional do Fórum de São Luís. As bolsas de sangue serão direcionadas ao banco do Hemomar.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS