Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Central de Mandados homenageia oficiais e oficialas de justiça por bom desempenho

COMARCA DA ILHA

28/03/2022
Valquíria Santana

A Central de Mandados da Comarca da Ilha de São Luís (CENMAN) realizou, nesta segunda-feira (28), cerimônia em homenagem aos 125 oficiais e oficialas de justiça da unidade, pelo Dia Nacional do Oficial de Justiça, celebrado em 25 de março. Foram entregues placas aos profissionais que encerraram o ano de 2021 com todos os seus mandados cumpridos; além da comemoração do resultado alcançado pela CENMAM com o cumprimento de 99,53% dos 80.245 mandados recebidos no ano passado e de 100% do acervo do PJe (Processo Judicial Eletrônico) referente ao período de 2017 a 2020. A unidade funciona no Fórum Des. Sarney Costa, no bairro Calhau.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, por meio de vídeo, parabenizou os servidores e servidoras pela data comemorativa e também pelo resultado alcançado pela CEMAN nesses dois anos de gestão. “A Central de Mandados nos dá satisfação pelo desempenho, compromisso com resultados, cumprimento de metas”, ressaltou o corregedor que não compareceu ao evento por estar em outro compromisso oficial, na manhã desta segunda-feira (28).

A diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Andréa Perlmutter Lago, disse que a CENMAN, com planejamento e organização, conseguiu alcançar um serviço de excelência. A magistrada lembrou que a unidade conseguiu mudar o olhar que se tinha sobre a atuação dos oficiais da Central. “Espero que cada vez mais possam aprimorar o trabalho de vocês”, acrescentou.

O juiz Raimundo Nonato Neris Ferreira, titular da 9ª Vara da Fazenda Pública e o próximo diretor do Fórum, que assume a gestão no mês de abril, disse que serão mantidos à frente da CENMAM a atual coordenadora, juíza auxiliar Laysa de Jesus Paz Martins Mendes; e o secretário Charles Glauber Pimentel. O magistrado lembrou que os oficiais e oficialas são os olhos e ouvidos da Justiça e parabenizou todos pelos resultados alcançados nos últimos dois anos, com destaque também para os servidores administrativos. “Esperamos que na próxima gestão consigamos avançar muito mais, aprimorando o trabalho de todos vocês”, concluiu.


 Oficial Martinho Julião Gomes, um dos homenageados, entre o juiz Raimundo Neres e a juíza Andréa Perlmutter

A coordenadora da CENMAN afirmou que o oficial de justiça representa a imagem do Judiciário. “São vocês que entram nos lares mais humildes; que cumprem decisões judiciais; são imprescindíveis para o funcionamento da justiça”, ressaltou. A juíza Laysa de Jesus Paz disse que a Central de Mandados da Comarca da Ilha é a que reúne o maior número de oficiais do Maranhão e a que dá mais visibilidade para o Judiciário.

O secretário Charles Pimentel parabenizou todos pelos resultados alcançados. Com o plano de ação “Mandado Zero”, implantado no ano passado, conseguiu-se zerar todos os mandados de PJe, pendentes de cumprimento, refentes ao período de 2017 a 2020. Ele também fez um agradecimento especial aos oficiais e oficialas que, no ano passado, cumpriram 79.871 mandados dos 80.245 recebidos, o que equivale a 99,53% de cumprimento. “Este resultado não só ajudou vocês individualmente, mas permitiu também que todos os servidores, colaboradores administrativos, conseguissem a meta da GPJ (Gratificação por Produtividade Judiciária), fechando o ano com 87%, ou seja, 12% a mais que o necessário”, enfatizou.

Ele falou também sobre a participação de alguns oficiais do Maranhão no III Conojus (Congresso Nacional dos Oficias de Justiça), em Belo Horizonte, na semana passada, onde discutiram as dificuldades atuais, as novas atribuições e o futuro da categoria, sobretudo pós-pandemia e frente às novas tecnologias e a inteligência artificial.

As comemorações desta segunda-feira (28) foram encerradas com a entrega de placas aos oficiais e pessoal administrativo. Entre os homenageados, recebeu a placa o oficial Wilson Soares Filho, que atua desde 1975 é o segundo com mais tempo na carreira. O primeiro é Ademar Henrique da Silva que está de licença e não participou da cerimônia. Também receberam placas aqueles que cumpriram todos os seus mandados de 2021; os que contribuíram com as demandas e nos projetos da atual gestão; e servidores administrativos pelos relevantes serviços prestados, no suporte à atuação do oficial de justiça.

O Dia Nacional do Oficial de Justiça, 25 de março, foi instituído em 2015 pela Lei Federal 13.157, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, uma homenagem à classe profissional que desempenha atividade imprescindível para a prestação jurisdicional. O oficial e a oficiala de Justiça atuam como auxiliares da Justiça, cumprindo ordens do juiz, executar prisões, citações, apreensão judicial de bens e entrega de mandados, entre outras atribuições. A função é exercida por servidor público concursado do Poder Judiciário.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS