Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Condenado a 19 anos de reclusão acusado de matar namorada em hotel de São Luís

TRIBUNAL DO JÚRI

10/03/2022
Valquíria Santana

Os jurados do 1º Tribunal do Júri de São Luís condenaram, a 19 anos e 3 meses de reclusão, Allef Gonçalves Araújo Ribeiro. Ele foi acusado de matar, por estrangulamento, Jecimara Cristian Marques Pacheco, na manhã do dia 7 de fevereiro de 2020, no quarto de um hotel, no bairro São Cristóvão, onde o casal se hospedou após o réu viajar da cidade de São Paulo (SP) até a capital maranhense para conhecer a mulher com quem se relacionava por meio da internet há três anos.

Após o julgamento dessa quarta-feira (9), Allef Gonçalves, que foi condenado por homicídio triplamente qualificado (feminicídio, asfixia e uso de recurso que impediu a defesa da vítima), foi levado de volta ao presídio, em São Luís, onde já estava preso desde a época do crime. A juíza Rosângela Santos Prazeres Macieira, titular da 1ª Vara do Júri, negou ao réu o direito de recorrer, em liberdade, da decisão dos jurados,

A sessão de júri começou por volta das 9h, no Fórum Des. Sarney Costa, e só terminou às 16h. Na acusação atuou o promotor de Justiça Reinaldo Campos e, na defesa, o defensor público Pablo Oliveira. O julgamento ocorreu durante as atividades da 20ª Semana Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, que acontece durante esta semana, em todo o Maranhão.

Foram ouvidas cinco testemunhas, entre elas a mãe e uma tia da vítima, além de funcionários do hotel. O acusado compareceu ao Fórum de São Luís, mas usou o direito constitucional de permanecer calado. Ele também não quis acompanhar a sessão de julgamento. Durante a instrução do processo, Allef Gonçalves confessou a autoria do crime.

Na sentença, a juíza Rosângela Prazeres afirma que a conduta do acusado denota culpabilidade exacerbada, “ante a notória reprovabilidade social do crime de feminicídio ao fato de, no caso em questão, o réu era pessoa próxima da vítima, detentor de sua confiança, o que potencializa o sentimento de repulsa”, consta na sentença. O denunciado valendo-se de relação de afeto com a vítima a levou para um quarto de hotel, onde praticou o delito, acrescentou a magistrada.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Allef Gonçalves Araújo Ribeiro e Jecimara Cristian Marques Pacheco conheceram-se há três anos, por meio de um jogo virtual na internet, passando a manter um relacionamento amoroso desde então. Em janeiro de 2020, o denunciado, que mora em São Paulo, viajou para São Luís para conhecer a vítima pessoalmente. O casal hospedou-se no hotel, no dia 26 de janeiro, sem realizar o pagamento regular das diárias do estabelecimento, motivo pelo qual estava sendo constantemente cobrado pelos funcionários e pela proprietária doestabelecimento.

Consta na denúncia, que no dia do crime o denunciado saiu do hotel por volta das 10h30h, afirmando à proprietária que estava indo pegar o dinheiro para realizar o pagamento das diárias, evadindo-se e deixando a vítima, já morta, no local. Conforme os autos, a mulher foi encontrada já sem vida no banheiro do quarto do hotel, por um funcionário, por volta das 18h.

Em depoimento à polícia, Allef Gonçalves confessou a autoria do crime, afirmando que se aproveitou do relacionamento e da confiança que possuía da vítima para fazer com que esta se vendasse, sob a alegação de que “ia fazer uma surpresa”, para, então, asfixiá-la com um cabo de internet, objetivando sair do estabelecimento sem que ela fosse atrás dele.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS