Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário premia vencedores da III Copa de Xadrez da Região dos Lagos

EDUCAÇÃO

01/12/2021
Helena Barbosa

A III Copa de Xadrez da Região dos Lagos maranhense premiou, com reconhecimento público, os vencedores em solenidade realizada no Fórum de Lago da Pedra, nesta terça-feira, 30, com a participação de juízes, estudantes e seus familiares, moradores e representantes dos quatro municípios da região. 

Foram classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares doze estudantes em cinco categorias, do quarto ao novo ano do ensino fundamental maior e do ensino médio; e quatro moradores da região, nas categorias “avulsos” e “Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo). 

A III Copa de Xadrez foi promovida pelo Judiciário da Comarca de Lago da Pedra com o objetivo educativo e finalidade de desenvolver o raciocínio, a concentração e a criatividade e o pensamento abstrato e estimular a prática do jogo de xadrez entre os estudantes e moradores. 

As prefeituras dos municípios da Região dos Lagos - Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Lagoa Grande do Maranhão -  foram parceiros no evento, cada uma com um representante na Comissão Organizadora.

O campeonato começou em setembro deste ano, com as primeiras etapas de treinamento nas escolas (20.09 a 20.10); inscrição (18 a 22.10); campeonato escolar (8 a 12.11) e interescolar (22 a 26.11) e copa intermunicipal (30.11).

RECURSOS PARA PROJETOS SOCIAIS

Antes do torneio houve oficinas preparatórias para os participantes. Os tabuleiros de xadrez foram adquiridos pela 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra e distribuídos às escolas participantes, por meio da destinação de recursos arrecadados com a prestação de penas pecuniárias por condenados, em transações penais.

A aplicação de recursos depositados em contas judiciais em projetos sociais na comunidade atende às exigências da Resolução n.º 154/2012, do Conselho Nacional de Justiça e do Provimento n.º 10/2012, da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA).

Na apresentação do projeto, o juiz Marcelo Santana Farias (1ª Vara de Lago da Pedra) informou que a copa foi inspirada no projeto “Xadrez nas Escolas", realizado em parceria com o governo federal e ressaltou a importância do uso dessa modalidade de jogo como ferramenta pedagógica.

“Muitos estudos já salientam diversas habilidades, de enxadristas ou pessoas que jogam frequentemente esse esporte, em níveis acima da média da população em geral. É de enorme importância para a formação social do aluno, ajuda na sua interação e integração com o meio”.

RESULTADOS

Foram vencedores da III Copa de Xadrez da Região dos Lagos:

4º e 5º ano
1º Tiago Soares da Silva (Lago da Pedra/MA)
2º Antonio Erick da Costa Silva (Lago dos Rodrigues/MA)
3º Ana Kelly da Silva (Lagoa Grande/MA)

6º e 7º ano
1º Enzo Hellamã do Nascimento (Lago do Junco/MA)
2º Wylker da Silva Santiago (Lago da Pedra/MA)
3º Arthur Alberto Rodrigues da Conceição (Lago dos Rodrigues/MA)

8º e 9º ano
1º Mariana do Nascimento Laurentino (Lago do Junco/MA)
2º Jean Lucas Barros Cordeiro (Lago da Pedra/MA)
3º Thally Souza Satero (Lagoa Grande/MA)

Ensino Médio
1º Fernando Henrique Nobrega (Lago da Pedra/MA)
2º Francisco Bruno Silva (Lago do Junco/MA)
3º Maxuam Gonçalves Lima (Lago dos Rodrigues/MA)

Avulsos
1º Miqueias de Carvalho Costa (Lago dos Rodrigues/MA)
2º Yasmin Silva Paixão (Lago da Pedra/MA)


EJA
1º Emanuel Victor Gomes de Andrade (Lago da Pedra/MA)
2º Alcione Medeiros dos Santos (Lago da Pedra/MA)

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS