Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Mais de mil processos já foram digitalizados na 1ª Vara Cível de Imperatriz

INFORMATIZAÇÃO

23/11/2021
Helena Barbosa

O Judiciário da Comarca de Imperatriz instaurou o Projeto “Lista Zero”, com o objetivo de fazer a digitalização e migração dos processos físicos (em papel) existentes nas varas cíveis para o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE). 

Segundo informações do sistema Termojuris, da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), na Comarca de Imperatriz tramitam 18.402 físicos e 7.643 virtuais. Desse total, 6.292 não criminais (cível, família e infância e juventude) e 1.351 criminais.

A 1ª Vara Cível, por exemplo, com um acervo inicial de 2.344 processos físicos, deu início aos procedimentos de virtualização processual, com as etapas de digitalização dos documentos, correção e migração para o PJe. Mais de mil processos já passaram pela primeira etapa, de digitalização e estão em processo de correção e migração e 115 já foram virtualizados. 

A previsão da secretaria judicial da vara é que nesta semana deve ser concluída a etapa de digitalização de todos os processos, enquanto a correção de todo o acervo físico deve ser concluída até o dia 30 de novembro. Até esta data, o percentual de processos virtualização é 4,68%.

SUSPENSÃO DE PRAZOS

A juíza Daniela de Jesus Bonfim Ferreira, titular da 1ª Vara Cível, baixou duas portarias informando a relação dos processos físicos a serem migrados para o ambiente virtual e definindo as regras para a realização dos serviços.

A juíza explica que o volume de processos físicos em tramitação na unidade abrange os que estão em grau de recurso e os que serão arquivados. “Permanecerão ainda físicos na unidade apenas os processos que estão aguardando recolhimento de custas e expedição de alvará para arquivamento”, declarou.

Ficam suspensos os prazos dos processos físicos listados para virtualização que tramitam na 1ª Vara Cível, bem como em carga com advogados, até a finalização da migração de todos os processos para o Sistema PJE.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS