Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís encerra Outubro Rosa com relato de quem venceu o câncer de mama

28/10/2021
Valquíria Santana

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) encerrou nesta quinta-feira (28) a campanha Outubro Rosa e na próxima semana a Divisão Médica e Odontológica do órgão inicia o Novembro Azul, com ações de prevenção do câncer de próstata. O Dia D de combate ao câncer de mama foi marcado pelo relato de quem venceu a luta contra a doença, a importância da rede de apoio no tratamento e como medidas simples como o autoexame fazem toda a diferença para o diagnóstico precoce. Também houve roda de conversa sobre prevenção, fatores de risco para o câncer e abordagem sobre autoestima e autoimagem.

Durante o evento, pela manhã no Salão Ecumênico do Fórum de São Luís, a dentista Vanessa Camila da Silva, que atua na Divisão Médica e Odontológica do órgão, fez um relato sobre sua luta contra o câncer de mama. Emocionada, ela contou como recebeu o diagnóstico e como o apoio dos familiares e amigos foi importante para o tratamento. “É uma doença que você não está sozinha. Tem a equipe médica, a família e os amigos. E esse apoio faz muita diferença”, afirmou.

Vanessa Camila da Silva disse que recebeu o diagnóstico aos 40 anos de idade, no ano de 2018. Contou que ia ao médico a cada seis meses e que até então estava tudo bem. Lembra que após assistir a uma palestra sobre câncer de mama, no Fórum de São Luís, e nesse dia, ao chegar em casa depois final do expediente de trabalho, ao fazer o autoexame da mama detectou um pequeno nódulo. Após consulta e exames veio a notícia do câncer. “Talvez se não fosse o autoexame que eu fazia todo mês não teria o diagnóstico precoce. Esse autocuidado é muito importante”, garante.



Enfermeira Mayra Araújo explica a importância do diagnóstico precoce

Na roda de conversa com as participantes, a dentista afirmou que a aceitação do diagnóstico da doença é fundamental para a cura, para a busca imediata do tratamento. “Foi um câncer agressivo, mas que respondeu bem à terapia”, ressaltou. Ela se submeteu a sessões de quimioterapia, fez a cirurgia de retirada de parte da mama e depois radioterapia. Durante o relato, ela se emocionou principalmente ao mostrar fotos da filha em que a menina corta o cabelo para doar à mãe que passou a usar peruca após a quimioterapia.

A roda de conversa do Outubro Rosa começou com a fala da doutoranda e coordenadora do Centro Cirúrgico do Hospital Aldenora Bello, enfermeira Mayra Araújo, que abordou sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama, exames (mamografia), medidas preventivas e os fatores de risco para a doença, como histórico familiar, estilo de vida, sedentarismo, mutação genética, entre outros. A enfermeira explicou sobre o tratamento (cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia) e a cirurgia de reconstituição da mama. Segundo ela, o Maranhão é o estado que mais realiza procedimentos de reconstituição mamária.

Mayra Araújo também apresentou os índices do câncer de mama. A estimativa é que o Brasil chegue ao final do ano de 2021 com 66.280 novos casos da doença. No Maranhão o risco estimado é de 27.18 casos a cada 100 mil mulheres. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no país, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres e a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Encerrando a programação, a consultora de imagem pessoal e designer de moda, Renata Vasconcelos, abordou os temas autoestima e autoimagem, promovendo um bate-papo com as mulheres sobre como anda a relação de cada uma consigo mesma. Ela destacou que o câncer de mama tem uma relação com o autocuidado, a forma como a mulher se vê e a importância que dá ao corpo. Ela disse que cultivar esse hábito de se ver e se tocar é parte fundamental para a saúde da mulher. “O intuito da roda de conversa é promover essa prática para o cotidiano, para que a gente não pense que autocuidado é algo distante, muito difícil, caro e longe do que podemos realizar diariamente”, afirmou a consultora.


Servidoras participam de roda de conversa com relato de servidora 

A chefe da Divisão, Rayna Bianca Rodrigues Serra, disse que a unidade fará também o Dia D da campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata, com data e programação ainda a serem definidas.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS