Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário realiza inspeções em unidades prisionais da capital

VARA DE EXECUÇÕES PENAIS

28/10/2021
Valquíria Santana

A 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís realizou esta semana inspeção nas unidades prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís. Na quarta-feira (27), encerrando as visitas, o juiz auxiliar Francisco Soares Reis Júnior, respondendo pela unidade, concedeu a 19 apenados benefícios de progressão ao regime aberto e de livramento condicional. O magistrado também acompanhou a vacinação da segunda dose da COVID-19 de reeducandos e participou da campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama, realizada na Unidade Prisional Feminina.

 

Vacinação da segunda dose da COVID-19 em apenados

As inspeções ocorrem todo mês nas 17 unidades prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís, para verificar as condições dos estabelecimentos e entrevistar os apenados sobre suas necessidades e eventuais ocorrências de violação de direitos dentro dessas unidades.

As inspeções deste mês de outubro ocorreram do dia 25 ao dia 27. O juiz visitou as instalações da lavanderia do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde os presos podem trabalhar para remir a pena; e acompanhou a vacinação dos 800 custodiados da Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 6 (UPR 6). Também participou da palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a médica Carolina Amate, na Unidade Prisional Feminina, e esteve na Cooperativa Cuxá, onde ocorrem capacitações e oficinas de costura, crochê e bordado livre. 

Passam por inspeções mensais a Penitenciária Regional de São Luís, Unidade Prisional Feminina (UPFEM-Feminina), Triagem (COTCS), os seis Presídios São Luís (UPSL), as três unidades prisionais de ressocialização (Anil, Olho d´Água e Paço do Lumiar), unidade do Monte Castelo (UPMTC), APAC São Luís, Unidade Prisional de Ressocialização de Segurança Máxima (UPMAX) e as carceragens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.




Palestra sobre câncer de mama foi realizada na Unidade Prisonal Feminina

Auxiliaram o juiz durante a inspeção uma equipe de servidores, composta pelo oficial de justiça Igor Lima; as assessoras Rafaela Peres e Surama Maciel; e a secretária da  VEP,  Mayara Amaral.

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS