Outubro Rosa é destaque no Fórum de Codó

13/10/2021
Michael Mesquita

O Fórum da Comarca de Codó está com iluminação especial, em sua fachada, em alusão ao movimento Outubro Rosa. Uma luz especial foi posicionada cobrindo todo o prédio do Fórum Desembargadora Etelvina Ribeiro Gonçalves, chamando a atenção da população codoense sobre a campanha, que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O juiz Iran Kurban Filho, titular do Juizado Especial Cível e Criminal e diretor do fórum, destacou a importância da campanha, bem como a necessidade do diagnóstico precoce e do exame preventivo, para homens e mulheres.

Desde que a campanha foi lançada, o Poder Judiciário do Maranhão, por meio de suas unidades, sempre aderiu ao movimento, desenvolvendo diversas ações junto à população. Essa campanha de saúde, criada no começo da década de 1990, tem como símbolo da prevenção ao câncer de mama um laço rosa, símbolo criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). A cor rosa representa um alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, a fim de prevenir a doença. 

O “Outubro Rosa” visa a conscientizar sobre o câncer de mama, uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil e possui as maiores taxas de incidência e de mortalidade nas regiões Sul e Sudeste do País. 
Em 2020, o número de mortes pela doença foi de 18.295, sendo 18.068 mulheres e 227 homens. A estimativa de novos casos é de 66.280, em 2021.

Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico precoce da doença aumenta bastante as chances de cura.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS