Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ-MA apoia 2ª Vara de Barra do Corda no enfrentamento da demanda judicial

08/10/2021
Helena Barbosa

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) fez uma visita técnica à 2ª Vara de Barra do Corda, no dia 6 de outubro, para orientar e apoiar a gestão dos serviços judiciários na unidade, com vistas ao enfrentamento da demanda judicial.

Ao final da visita, foram definidas ações estratégicas a serem executadas, por meio de um plano tático, com o objetivo de reduzir o volume de processos em tramitação que aguardam decisão judicial para ter seguimento.

A visita foi realizada pelo juiz auxiliar da CGJ-MA, Nilo Ribeiro, acompanhado da coordenadora de Planejamento e Aprimoramento da Justiça de 1º Grau, Aline Gonçalves e da secretária judicial Ana Carolina Vale (5ª Vara Cível de São Luís), que se reuniram com o juiz e servidores da vara para realizar um diagnóstico da unidade a encontrar soluções para os problemas detectados.

TERMOJURIS

Durante a reunião, a equipe da Corregedoria apresenta a metodologia de trabalho; expõe sobre as ferramentas tecnológicas de gestão e avalia o desempenho da unidade, por meio das estatísticas do sistema Termojuris, por meio do qual a Corregedoria supervisiona a produtividade das unidades jurisdicionais de todo o Estado.

A reunião também tratou do nivelamento dos conceitos do planejamento e discutiu a elaboração de ações estratégicas para alavancar o trabalho da unidade, visando à superação dos problemas enfrentados pelo juiz e servidores.

Segundo dados do Termojuris, a 2ª Vara de Barra do Corda possui um acervo processual de 10.507 processos. Em 2021, foram distribuídos 2.590 processos, julgados e baixados outros 2.016 processos.

METAS

A ação faz parte do “Programa de Acompanhamento das Unidades de 1º Grau”, de apoio às unidades jurisdicionais com dificuldades no cumprimento das metas nacionais 1 e 2 de desempenho da Justiça estadual da primeira instância. 

A execução do programa cumpre a “Diretriz 1", estabelecida pela Corregedoria Nacional de Justiça, de desenvolver projeto de trabalho junto às unidades jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as metas ou com excesso de prazo de conclusão dos processos.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS