Diretora do Fórum de São Luís visita centrais de mandados dos tribunais de Minas, Sergipe e Ceará

19/08/2021
Valquíria Santana
A diretora do Fórum Des. Sarney Costa (São Luís), Andréa Furtado Perlmutter Lago, visita na tarde desta quinta-feira (19) a Central de Cumprimentos de Mandados Judiciais, no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza (CE). O objetivo é conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido naquela unidade que, por meio de um sistema informatizado, distribui os mandados para serem cumpridos pelos oficiais de justiça organizados por rotas e o mapeamento de cada rota foi feito com base no Código de Endereçamento Postal (CEP dos Correios).
 
Acompanhada da coordenadora e do secretário da Central de Mandados da comarca da Ilha de São Luís, Laysa de Jesus Martins Mendes e Charles Glauber Pimentel, Andréa Perlmutter visitou esta semana também o Fórum Lafayette, em Belo Horizonte (MG). A equipe foi recebida pelo juiz diretor do Foro da capital, Christyano Lucas Generoso, e conheceu a estrutura da Central de Mandados, a organização dos oficiais de Justiça, a distribuição das regiões na cidade e a organização para o cumprimento dos mandados, após palestra do titular da Gerência de Cumprimento de Mandados (Geman), Marcos Marzagão. Andréa Perlmutter quis conhecer também a experiência do Fórum de BH, especialmente, da Central de Flagrantes, de medidas protetivas e da Central de Plantão e Logradouros.
 
A equipe maranhense esteve, ainda, no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), com o objetivo de buscar uma cooperação no aperfeiçoamento técnico e administrativo do plantão forense. A visita ocorreu, inicialmente, na Corregedoria-Geral da Justiça, onde a equipe foi recebida pela juíza auxiliar da Presidência, Maria Conceição Santos e pelas juízas corregedoras, Brígida Declerc Fink e Dauquíria de Melo Ferreira. Em seguida, foi a vez de conhecer as instalações e a organização da Central de Mandados e da Central de Plantão Judiciário (Ceplan), no Fórum Gumersindo Bessa; além da Sala de Monitoramento Eletrônico dos custodiados e o Serviço de Atendimento à Pessoa Custodiada.
 
Andréa Perlmutter disse que a elevada quantidade de Medidas Protetivas de Urgência, o plantão forense e o cumprimento dos mandados judiciais são as pautas que exigem empenho e atenção e, por isso, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) tem realizado visitas técnicas a vários estados, notadamente aqueles que já implantaram as Centrais de Plantão e também a Central de Mandados. A proposta, conforme a magistrada, é conhecer a experiência de outros tribunais para implementar medidas que visem a aprimorar a Central de Mandados da comarca da Ilha de São Luís e o Plantão Judiciário de 1º Grau, aperfeiçoando e adaptando as boas ideias.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís, com informações do TJMG e TJSE

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS