Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Setor Médico do Fórum de São Luís alerta para mês de luta contra hepatites virais

JULHO AMARELO

27/07/2021
Priscilla Costa

A Divisão Médica e Odontológica do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) está realizando a conscientização do público para combater as hepatites virais. A ação conta com divulgação de informações sobre prevenção da doença. No dia 28 de julho é celebrado o dia mundial de luta contra hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas e por vírus. Na maioria das vezes o paciente é assintomático, mas quando apresenta sintomas, pode se manifestar na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, podendo levar à cirrose e câncer de fígado.

O Setor Médico traz orientações sobre a prevenção e cuidados:

1) Lavar as mãos antes das refeições, após ir ao banheiro e trocar fraldas;
2) Lavar e cozinhar bem os alimentos;
3) Beber água filtrada ou tratada;
4) Participar da vacinação contra Hepatite A e B;
5) Usar preservativos;
6) Não tomar banhos em riachos próximos a esgotos;
7) Não compartilhar objetos perfurocortantes que possam ter sangue, tais como seringas, alicates e lixas de unhas, lâminas de barbear entre outros.  
 

JULHO AMARELO
A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. As hepatites virais, alvos da campanha, são as inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D.

CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) 
Nos centros e postos de saúde podem ser realizados testes rápidos para hepatites B e C. Caso apresente qualquer sintoma da doença, ou seja, exposto ou exposta a alguma situação de transmissão das hepatites virais, busque o atendimento médico.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS