Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Vara de Itapecuru-Mirim virtualiza 100% do acervo judicial 

MODERNIZAÇÃO

24/05/2021
Helena Barbosa

A 1ª Vara de Itapecuru Mirim concluiu, no dia 21 de maio, a última etapa de migração dos processos físicos em tramitação na unidade para o ambiente eletrônico. Com essa medida, os processos judiciais e todos os atos relacionados aos autos, passam a tramitar exclusivamente no ambiente virtual do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE).

A iniciativa faz parte de um projeto implantado pela juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha, titular da unidade, que tem a finalidade de implantação da vara 100% digital nessa unidade. Os trabalhos foram realizados com o apoio administrativo dos servidores judiciais, que ficaram responsáveis pela digitalização dos processos físicos e, em seguida, pela migração para a plataforma do PJe.

O trabalho teve início no segundo semestre do ano passado, ocasião em 252 processos cíveis migraram para a plataforma digital. O projeto de virtualização avançou este ano, com a migração de mais 482 processos cíveis e todo acervo criminal de 671 processos penais, após a implantação do PJe criminal na Comarca de Itapecuru Mirim, no dia 1º  de fevereiro.  

Dessa forma, a 1ª Vara de Itapecuru Mirim dispõe, atualmente, com 100% do acervo processual inseridos na plataforma digital PJe, totalizando 3.902 processos em tramitação em meio eletrônico.

A segunda etapa do projeto inclui o treinamento e aperfeiçoamento do uso do sistema pelos servidores da secretaria judicial, assessoria de gabinete e juíza da vara, por meio de frequência de cursos oferecidos pela Escola da Magistratura Estadual do Maranhão (ESMAM).

Segundo a avaliação da juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha, o uso integral do sistema de tramitação virtual PJe permitiu o avanço tecnológico na unidade jurisdicional, proporcionando uma série de benefícios aos cidadãos, “com a diminuição do tempo morto do processo, que resultará em maior celeridade processual e a facilidade de consulta processual das partes, que poderão ter acesso amplo e em tempo real ao processo e às decisões proferidas, pela internet, sem ter de comparecer ao fórum, evitando filas e desconfortos”.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS