Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Recursos da Vara de Execução Penal garantem EPI´s para APAC de Timon

VISITAS SEGURAS

12/11/2020
Helena Barbosa

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Timon recebeu, da Vara de Execução Penal, R$ 15.952,08 destinados a adaptar os Centros de Reintegração Social da Comarca de Timon, de modo a se tornarem aptos a oferecer visitas dos familiares, seguindo os padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde - OMS.

Os recursos foram realocados do Projeto "Sustentabilidade: Ressocializar, Profissionalizar e Empreender o recuperando”, resultante do Convênio nº 007/2019, viabilizando a visita familiar aos internos, de forma segura, uma vez que a APAC valoriza a família como um pilar importante na ressocialização, que deve estar presente no dia a dia dos recuperandos.

O juiz titular da Vara de Execução Penal, José Elismar Marques, autorizou o investimento dos recursos, que foram destinados à aquisição de equipamentos e produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s). A APAC adquiriu quatro máquinas industriais de costura e insumos para a produção de tapetes sanitizantes, “sacos do abraço” e barreiras de proteção em acrílico.

Na produção dos EPI´s trabalham cinco recuperandos do regime fechado da APAC de Timon. Foram contemplados com o material produzido, além da APAC, as outras duas unidades prisionais de Timon, UPR Jorge Vieira e Presídio Regional de Timon.

“Está valendo a pena. Graças aos sacos confeccionados assim chamados pelos recuperandos da APAC, mães, companheiras e esposas puderam ter seus filhos, companheiros e esposos novamente nos braços. Isso gratifica a minha missão”, destacou o juiz Elismar Marques.

No pico da pandemia, a APAC produziu mais de 15 mil EPI´s, dentre máscaras e jalecos destinados para recuperandos e funcionários da APAC, Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco e UPA de Timon. Nesse período as máquinas de costura usadas foram cedidas pela comunidade.

Agora, com os recursos investidos pela Vara de Execução Penal, foi possível estruturar a oficina de costura, que conta com capacidade para oferecer vários cursos profissionalizantes e atender à demanda interna da APAC na produção de tolhas, roupas de camas e camisas para eventos.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
ascomcgj@gmail.com

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS