Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

ESPORTE | Judiciário de Lago da Pedra lança campeonato de xadrez para estudantes de quatro municípios

19/08/2019

O Judiciário de Lago da Pedra lançou o regulamento da II Copa de Xadrez da Região dos Lagos, com o objetivo estimular a prática do jogo de xadrez entre os estudantes e moradores dos municípios de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago do Rodrigues e Lagoa Grande do Maranhão, além de desenvolver o raciocínio, concentração, criatividade e pensamento abstrato. Conforme o calendário definido pela organização, o treinamento nas escolas começa nesta segunda-feira, 19, e seguem até 25 de outubro.

O campeonato será realizado por meio de parceria entre a 1ª Vara da comarca e as administrações desses municípios. Os participantes serão classificados em cinco categorias: 4º e 5º ano do ensino fundamental; 6º e 7º ano do ensino fundamental; 8º e 9º ano do ensino fundamental; 1º ano a 3º ano ensino médio e jogadores avulsos.

ETAPAS - As inscrições para o campeonato - abertas de 14 a 25 de outubro - serão feitas nas próprias escolas, não havendo limite para a quantidade de participantes. Cada escola deve encaminhar a lista dos inscritos até o dia 5 de novembro. O campeonato escolar acontece de 5 a 8 de novembro. A relação dos vencedores dessa fase deverá ser comunicada à Secretaria de Educação, no período de 12 a 13 de novembro. O campeonato interescolar será realizado de 19 e 20 de novembro, nas escolas polos. E, finalmente, a copa intermunicipal acontece no dia 27 de novembro, às 9h, no Salão do Júri do forum. A cerimônia de premiação será às 18h, no mesmo dia.

As escolas deverão no prazo de cinco dias depois de encerradas as inscrições enviar, por meio eletrônico, à 1ª Vara (vara1_lped@tjma.jus.br) e da distribuição do Fórum, a relação dos alunos participantes, registrando o nome completo, idade, série e escola em que está matriculado. Os jogadores avulsos deverão se inscrever, no mesmo prazo fixado no cronograma abaixo, através do e-mail vara1_lped@tjma.jus.br ou através da distribuição deste Fórum, juntando cópia de identidade e comprovante de residência.

No Edital nº 2/2019, de 14 de agosto, o juiz Marcelo Santana Farias (1ª Vara), diretor do fórum de Lago da Pedra, informa que o xadrez já é utilizado em muitos países para desenvolver as habilidades cognitivas, fazendo parte da estrutura curricular. “O esporte traz alguns benefícios na educação dos jovens, como ferramenta de auxílio da aprendizagem, não somente nas disciplinas exatas, que requerem um grau maior de raciocínio e pensamento abstrato, mas também, nas demais disciplinas, seja pela análise combinatória da possíveis jogadas, seja pelo aprendizado em lidar com a pressão do tempo e do adversário. Tudo isto favorece o desenvolvimento da personalidade em diversos aspectos”, afirma.

O juiz informa, ainda, que o Poder Judiciário poderá reverter os valores das transações penais para a compra dos tabuleiros de xadrez para serem distribuídos entre as escolas dos municípios participantes, com base na Resolução nº 154, de julho de 2012, do Conselho Nacional de Justiça e no Provimento nº 10, de 30 de novembro de 2012, da Corregedoria-Geral da Justiça do Maranhão.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma


 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS