PROJETO VALORIZA MULHER

09/09/2019

O cenário da violência contra as mulheres demonstra que a legislação e as políticas públicas ainda não se mostram verdadeiramente eficazes para o seu enfrentamento. Neste sentido, buscar alternativas para educar, difundir direitos e conscientizar sobre a necessidade do aprimoramento dos mecanismos de prevenção e combate, é medida crucial para a preservação de milhares de vidas. Neste sentido, se faz necessária a parceria com instituições privadas na proteção e defesa dos direitos humanos das mulheres.

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER), em 2019, implementa o projeto “Valoriza Mulher” com o objetivo de promover o reconhecimento de empresas que investem em ações e projetos de prevenção à violência doméstica e familiar e garantia dos direitos das mulheres.

O projeto atua na mobilização das empresas, estimulando-as a desenvolverem ações que promovam a igualdade de gênero no ambiente organizacional, em especial o enfrentamento à violência. Tem como público-alvo, empresas de pequeno, médio e grande porte que, anualmente, serão premiadas com estatueta e/ou placa intitulada “Valoriza Mulher”. Serão reconhecidas aquelas que desenvolvam boas práticas de responsabilidade social, através da execução de ações e/ou projetos com foco na igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher.

O Valoriza Mulher tem como objetivos específicos: conscientizar as empresas sobre o seu papel no enfrentamento à violência contra a mulher; estimular a implementação de iniciativas que visem a equidade de gênero nas empresas; promover a valorização da mulher no ambiente de trabalho; contribuir para a transformação social e empoderamento feminino.