A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, nesta quarta-feira (5/11), por videoconferência, escuta pública com membros da magistratura e profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para definir os cursos e eventos formativos que farão parte do calendário de 2026. O encontro será realizado em dois turnos: das 15h às 16h para magistrados(as) e das 16h às 17h para servidores(as).
Durante a audiência, será sorteada uma passagem aérea entre os participantes, garantindo a sua participação em qualquer evento de cunho educacional dentro do país.
A iniciativa é coordenada pela desembargadora Sônia Amaral, diretora da entidade, para reforçar o compromisso da Escola em construir, de forma colaborativa, um plano de formação alinhado às reais necessidades do Judiciário maranhense.
Serão avaliadas também sugestões de cursos e eventos previamente enviadas para a ESMAM pelos diversos setores do tribunal, como sendo prioritárias para o próximo ano. As propostas devem abranger áreas de atuação judicial e administrativa, com atenção especial às demandas do 1º Grau de jurisdição, e estar alinhadas ao planejamento estratégico do TJMA e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
VEJA COMO ACESSAR A AUDIÊNCIA
DEBATE COLETIVO
De acordo com a desembargadora Sônia Amaral, a participação ativa dos integrantes do Judiciário é fundamental para fortalecer a política de formação continuada do TJMA. “Queremos ouvir cada voz, compreender as necessidades e, a partir delas, construir um calendário que realmente responda às expectativas de magistrados e servidores”, afirma.
O resultado final desse processo integrará o Plano Anual e Integrado de Formação do Poder Judiciário do Maranhão (Formar), documento que orienta as ações de capacitação e desenvolvimento profissional da Justiça estadual.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Telefone:(98) 2055-2800