O Judiciário de Amarante do Maranhão divulgou o resultado da chamada pública (EDT-22025) de seleção de projetos de entidades sociais para obter recursos arrecadados com prestações de penas em dinheiro, suspensão condicional do processo, transações penais e acordos de não persecução penal.
Conforme a seleção, a Associação Comunitária e Cultural de Amarante (ACCA) se inscreveu no prazo previsto no Edital, atendeu as exigências e dentro dos limites financeiros disponíveis e foi beneficiada com R$ 8.094,00 do total de R$ 19.922,43 arrecadado pela Vara Única, destinado ao financiamento de projetos sociais na comunidade local.
A juíza Jordana Celestino Dourado, diretora do Fórum de Amarante do Maranhão, determinou a emissão de alvará judicial para levantamento do valor em benefício da ACCA, em decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico, de 30 de outubro de 2025. A entidade deve prestar contas do valor recebido, até 30 dias após o recebimento dos recursos liberados.
ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO
Na decisão, a juíza destacou que a ACCA - "embora não tenha relação direta com a ressocialização de apenados” -, presta serviço de relevância social de assistência de crianças em situação de risco social, promovendo melhoria na qualidade de vida, na ações de educação, com a execução das atividades por meio da tecnologia.
Segundo a decisão, o projeto da ACCA busca adquirir equipamentos para inclusão de crianças em situação de risco social, promovendo cursos sobre noções de informática em um espaço para convivência social e educativa, contribuindo para melhoria do desempenho escolar, bem-estar e inclusão social das crianças.
“Não restam dúvidas de que a entidade que se candidatou desempenha atividade de relevância social, decidindo-se com base em critérios objetivos e subjetivos”, declarou a juíza.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br