Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Corregedoria recebe visita institucional da AMMA

Visita destaca os avanços da produtividade e projeção para o Prêmio CNJ de Qualidade

Publicado em 13 de Out de 2025, 19h37. Atualizado em 13 de Out de 2025, 19h45
Por ASCOM GJ-MA

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, e os juízes auxiliares da Corregedoria receberam, na tarde desta segunda-feira (13), a visita institucional de parte da Diretoria Executiva da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA). A visita reforça o reconhecimento à Corregedoria pelo acompanhamento e orientação prestados às unidades judiciais de primeiro grau, que resultaram na maior produtividade dos últimos anos, contribuindo para que o TJMA seja forte candidato à conquista do Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade.

O presidente da AMMA, juiz Marco Adriano, parabenizou o órgão e destacou o trabalho desempenhado pelos magistrados. “Viemos aqui para parabenizar o senhor, sua equipe e, em sua pessoa, todos os colegas magistrados de 1º grau. Estou acompanhado das colegas magistradas Maria José e Isabella, dos juizados especiais, que também foram muito importantes nesse processo, sentenciando e promovendo conciliações”, afirmou.

Na oportunidade, o corregedor agradeceu o papel fundamental dos magistrados e explicou a dinâmica do projeto Produtividade Extraordinária, que possibilitou avanços significativos em eficiência e celeridade processual, com resultados expressivos em métricas globais e áreas sensíveis, como a redução da Taxa de Congestionamento Líquida (pontuação máxima de 50 pontos, com índice de 52,37% e redução de 4,12 pontos percentuais); o julgamento dos processos mais antigos (pontuação máxima de 50 pontos, conforme os critérios estabelecidos); o alcance superior da meta de conciliação tanto no primeiro grau quanto nos juizados especiais; além da pontuação máxima em todas as métricas de violência doméstica, judicialização da saúde e ações do júri. O somatório projeta um aumento de 17,74% no eixo Produtividade.

Mais uma vez, o corregedor-geral enfatizou o apoio fundamental recebido da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, que tem possibilitado a execução eficaz das ações propostas pela Corregedoria. “Tudo que nós requisitamos, a Presidência atendeu. O Projeto Produtividade Extraordinária só foi possível graças a esse suporte do presidente”, destacou.

“É muita coisa, é algo inimaginável. Nesse sentido, e à luz dessa constatação, o que devo dizer é que esse trabalho deve ser todo creditado aos magistrados e servidores, porque eles abraçaram e aceitaram nossas ideias e sugestões. Houve alguma divergência, o que é absolutamente normal, mas, a rigor, nas mais de 90 comarcas que já visitei, o que vejo é o entusiasmo dos magistrados com o trabalho realizado em conjunto e com as orientações recebidas”, ressaltou o desembargador.

Outro ponto abordado durante o encontro foi o Projeto Oficial de Justiça Extraordinário. Segundo o corregedor, unidades com mais de 2 mil mandados pendentes de cumprimento foram desafogadas com a execução do projeto, que identificou que mais de 60% já não cabiam mais de fato ser cumpridos.

Durante a reunião, também foram discutidas outras pautas, como a proposta de elevação de entrância da Comarca de Açailândia, a redução do prazo entre posses e exercícios de magistrados e ajustes nos prazos para análise de processos de promoção.

Também participaram da reunião a juíza Suely de Oliveira dos Santos Feitosa, 1ª vice-presidente da AMMA; a juíza Maria José França Ribeiro, diretora financeira da AMMA; a juíza Isabella de Amorim Parga Martins Lago, secretária-geral da AMMA; os juízes auxiliares da CGJ Daniela Bonfim e Marcelo Moreira; e a coordenadora do Planejamento Estratégico, Kariny Reis; e a chefe de gabinete da CGJ, Allana Prazeres.


 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS