Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

SUSPENSÃO DE ATENDIMENTO EXTERNO

O Arquivo Judiciário e suas Divisões informam que por motivo de reforma nas suas instalações estarão atendendo apenas o público interno, estando suspenso, temporariamente, o atendimento a pesquisadores. Informa ainda que os telefones disponíveis são os números (98) 3223-7226/7220. Quaisquer informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail arquivo@tjma.jus.br.

Clique para fechar

SUSPENSÃO - SESSÕES DAS PRIMEIRAS E SEGUNDAS CÍVEIS REUNIDAS

Por deliberação das Primeiras e Segundas Câmaras Cíveis Reunidas, as sessões de julgamento do dia 21 de fevereiro de 2020 não serão realizadas, ficando os processos constantes das pautas publicadas para a referida data, todos adiados para a sessão do dia 6 de março de 2020.  

Busca ▼

Competências e Atribuições

03
OUT
2012

13:57

O Arquivo do TJMA (anexado à Coordenadoria de Biblioteca, denominada atualmente como Coordenadoria de Biblioteca e Arquivo) é a instituição arquivística competente para receber e administrar o acervo de documentos de fase intermediária e permanente recebidos e produzidos pelo Tribunal de Justiça e suas unidades administrativas, isto é, pela Justiça de 2º grau, que se constituem basicamente por processos administrativos, judiciais, financeiros e assentamentos funcionais de seus servidores.

Logo, tem como seus principais usuários todos os servidores das unidades administrativas do Tribunal de Justiça, que demandam atendimento através de sistema eletrônico interno por onde tramitam todos os pedidos de teor ou caráter administrativo (o Digidoc) para dar cumprimento às ações finalísticas do órgão; e também o público externo, constituído pelo cidadão comum (população) que procura o arquivo para obter apenas a cópia de algum documento ou processo em que ele seja parte ou advogado para fins de comprovação de algum direito; ou ainda pelo público acadêmico, constituído pelos pesquisadores, historiadores, genealogistas e estudantes de graduação e pós-graduação interessados na documentação histórica para subsidiar a elaboração de suas produções acadêmicas, tais como artigos, monografias, dissertações, teses e livros.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2