Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

SUSPENSÃO DE SESSÃO NA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL ISOLADA

A Primeira Câmara Cível Isolada informa que não haverá sessão de julgamento nesta quinta-feira (23).

Busca ▼
Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA

Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA

Presidente do TJMA

Cleones Carvalho Cunha

24
DEZ
2009

14:42

Cleones Carvalho Cunha, nascido em 10 de fevereiro de 1958, na cidade de Tuntum (MA), graduou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1981. Foi professor do Colégio Santa Teresa, em São Luís (MA); sub-diretor-geral da Secretaria do Tribunal de Justiça do Maranhão; chefe de gabinete da Presidência e diretor da Corregedoria Geral da Justiça.

Aprovado em primeiro lugar em concurso do Ministério Público Estadual, foi promotor de Justiça da Comarca de Pindaré-Mirim entre os anos de 1983 e 1984. Igualmente, logrou os primeiros lugares nos concursos para professor da Universidade Federal do Maranhão, em 1985, e, no ano seguinte, para o cargo de juiz de Direito. Na magistratura, exerceu suas funções judicantes nas Comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís. Já na capital, foi assessor da Presidência e membro do TRE-MA. Na Corte Eleitoral, foi corregedor-regional Eleitoral no período de 1993 a 1997. Em 1998, assumiu as funções de juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça.

Foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador em 10 de novembro de 1999. É graduado em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – Faculdade Católica. É Mestre em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro - agregado à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (IPDC-RJ/Universidade Gregoriana), membro da Sociedade Brasileira de Canonistas e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas.

Exerceu, no Tribunal de Justiça do Maranhão, a função de supervisor-geral dos Juizados Especiais. Em fevereiro de 2005, assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, tendo a dirigido por quatro anos. Foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2012/2013. Em 2014 e 2015, integrou o Grupo de Trabalho da Coordenação de Controle Regional das Cinco Regiões do país (CCR5), na gestão da ministra Nancy Andrighi, sendo responsável pela região Nordeste.

Eleito presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão em 7 de outubro de 2015 por aclamação na Sessão Plenária da Corte. 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2