Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Desembargador

Desembargador

Des. Luiz Gonzaga Almeida Filho

05
JAN
2018

10:36

Filho de Luiz Gonzaga Azevedo Almeida e Raimunda Nonata dos Santos Almeida, o Desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho nasceu em 6 de agosto de 1951, no Município de Humberto de Campos (MA), onde concluiu o curso primário.

Passou a estudar em São Luís, em 1962, concluindo o curso ginasial e o curso científico, no Liceu Maranhense. Ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão em 1971, formando-se no ano de 1975.

Trabalhou no setor administrativa da EMBRATEL entre os anos de 1973 e 1980, tendo presidido, durante seis anos, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Telecomunicações. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), advogou de 1976 e 1980.

Através de concurso público obteve inicialmente aprovação para o cargo de Promotor de Justiça e em seguida para o cargo de Juiz de Direito, ambos no Estado do Maranhão, tendo feito opção pela magistratura, assumindo, em janeiro de 1981, o cargo de Juiz de Direito de primeira entrância na Comarca de Coêlho Neto.

Em 1986 foi promovido para a Comarca de Santa Inês, de segunda entrância. Em 1989 foi promovido para a Comarca de Imperatriz, de terceira entrância, tendo no mesmo ano sido removido, a pedido, para a Comarca de Santa Inês, que acabara de ser elevada à categoria de terceira entrância.

Ainda no interior do Estado exerceu a judicatura em caráter cumulativo nas mais diversas Comarcas, a exemplo de Buriti de Inácia Vaz, Timon, Brejo, Chapadinha, São Bernardo, Arari, Vitória do Mearim, Pindaré-Mirim, Santa Luzia do Tide, Santa Luzia do Paruá, Bom Jardim, Zé Doca e Penalva. Recebeu títulos de cidadania pelos Municípios de Coêlho Neto e Santa Inês.

Em 1994 foi promovido para a Comarca de São Luís, onde, depois de desempenhar a função pelas mais diversas Varas Judiciárias, Juizados Especiais, Central de Inquéritos, Turma Recursal dos Juizados Especiais, foi titularizado na 3ª Vara da Fazenda Pública, sendo removido, em outubro de 2000, a pedido, para a titularidade da Oitava Vara Cível. Pelo Tribunal de Justiça foi agraciado com medalhas comemorativas de dez, vinte e trinta anos de bons serviços prestados à magistratura maranhense.

Ainda como Juiz de Direito mereceu do TJMA a escolha para exercer como membro efetivo a função de Juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão no biênio 2007/2009. No dia 13 de dezembro de 2017 obteve acesso ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, pelo critério de antiguidade. Desde 1976 encontra-se casado com Maria Neide Saboia Almeida, com quem tem três filhas: Gardênia, Maristela e Luana, as quais lhe deram até o momento sete netos.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2