Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

Des. Jorge Rachid Mubárack Maluf

04
JUL
2012

11:44

Jorge Rachid nasceu em 02 de maio de 1954 em São Luís, capital deste Estado. Concluiu seus estudos nos Colégios Maristas e Liceu Maranhense, incluindo intercâmbio no Colégio Norte Americano New Haven High School, no estado de Michigan, EUA, em 1972. Bacharelou-se em Direito na Universidade Federal do Maranhão, em 1977. Advogou na cidade de São Luís até 1991, quando foi nomeado Procurador-geral do Estado pelo então governador Edison Lobão.

Logo no começo de 1992, foi convocado pelo governador para assumir a Secretaria de Segurança Pública. No mesmo ano concorreu pela OAB à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça, deixada pelo Des. Esmaragdo Silva ao se aposentar, compondo a lista tríplice juntamente com o Dr. Vinicius de Berredo Martins e o Des. Milson de Souza Coutinho.

Tomou posse em sessão solene ocorrida em 11 de novembro de 1992, compondo a partir de então a Egrégia Corte do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.Como magistrado foi vice-presidente e presidente no ano de 1997. À frente da Corregedoria Geral da Justiça, no biênio 98/99, implantou diversos projetos de repercussão nacional no âmbito do Poder Judiciário como: postos e uma central de registros civis gratuitos; um laboratório para exames de investigação de paternidade – Laboratório Forense de Biologia Molecular; Unidade Móvel da Cidadania e da Justiça; o Telejudiciário; implantou a “Casa Abrigo” e a “Casa da Criança Menino Jesus”; realizou operações contra aliciadores de menores e promoveu o projeto “Casamentos Comunitários”, celebrando gratuitamente, a união civil de aproximadamente 45.000 casais de baixa renda; dentre outros.

Retornou à Presidência do TJ-MA, no biênio de 2000/2001, dando continuidade aos projetos sociais iniciados na Corregedoria e implantando o Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário, que possibilitou a construção e reforma de Fóruns por todo o Estado do Maranhão. Exerceu os cargos de Corregedor Regional Eleitoral e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral nos anos de 2004 e 2005, onde, em conjunto com a Presidência obteve junto ao TSE a aprovação para instalação de 13 zonas eleitorais no Estado, conduziu o processo eleitoral do Referendo 2005, dentre outras ações.

Em dezembro de 2005 foi conduzido, à unanimidade, pelos membros do TRE para o cargo de Presidente dessa Corte. É detentor das mais altas comendas do Estado, valendo destacar as medalhas do Mérito Judiciário "Desembargador Vellozo de Oliveira", “Ministro Carlos Madeira”, do Mérito Judiciário do Trabalho, do Mérito Eleitoral do Maranhão “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira”, Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, a de Grande Oficial da "Ordem dos Timbiras" e também “Medalha de Mérito Eleitoral do Distrito Federal”. É cidadão honorário, pelos relevantes serviços prestados, de aproximadamente 100 municípios, dentre eles: São Bento, Barreirinhas, Bacabal, Balsas, Presidente Dutra, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba e Caxias.

 

Email: gabrachid@tjma.jus.br

(98) 3198 4410

(98) 3198 4411

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2