Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSE ISOLAMENTO! A Divisão Psicossocial está à sua disposição. Agende uma conversa com nossos psicólogos. Reforce um pensamento positivo, construa uma barreira mental diante das ameaças que essa situação pode causar. Estamos esperando seu contato! Utilize seu e-mail institucional e solicite um agendamento em: divpsico@tjma.jus.br

Clique para fechar

PRAZO DE RENOVAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE DE ABRIL E MAIO/2020 É PRORROGADO

Considerando o Ato da Presidência – GP 322020 e a Portaria-Conjunta - 142020, a diretoria de Recursos Humanos comunica que o prazo de renovação do auxílio-saúde de servidores, magistrados ativos e inativos que integram a lista de renovação nos meses de Abril e Maio/2020, disponível no LINK http://www.tjma.jus.br/tj/visualiza/sessao/629/publicacao/108126, será prorrogado até o dia 30/06/2020.  

Busca ▼

GESTÃO | Governança e planejamento garantem modelo de gestão dinâmico e eficiente do TJMA

13
JAN
2020

10:59

Um conjunto de ações estratégicas desenvolvidas na gestão do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Joaquim Figueiredo, colocam em posição de destaque o Judiciário Estadual, cujo ‘Relatório de Gestão/2019’ traz indicadores revelando significativos avanços no quesito eficiência administrativa.

O relatório – publicado no Portal do Poder Judiciário – mostra a capacidade do desembargador Joaquim Figueiredo de dar vazão a projetos inovadores e traz uma radiografia completa das principais ações do Tribunal nas áreas de tecnologia, engenharia, financeira, administrativa, bem como, os projetos institucionais do Núcleo de Solução de Conflitos, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência, Ouvidoria, Núcleo Socioambiental, Unidade de Monitoramento Carcerário, entre outros órgãos.

Para o presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, a transparência tem sido uma importante ferramenta para o aprimoramento do Judiciário estadual.

“O relatório mostra os dados em seus aspectos globais. Nosso objetivo é dar maior transparência e visibilidade aos dados, que refletem integralmente um modelo participativo de gestão, com o envolvimento de todas as esferas institucionais da Corte estadual de Justiça”, destaca o desembargador Joaquim Figueiredo.

O presidente do Tribunal afirmou que houve evolução em todos os setores, o que, segundo ele, é uma demonstração inequívoca do empenho de cada membro da família judiciária maranhense na proposta de tornar o Tribunal de Justiça cada vez mais eficaz em gestão administrativa e na prestação jurisdicional.

“Embora os resultados mais eloquentes do trabalho só devam aparecer em sua inteireza no final da gestão, em abril, já é possível avaliar o nível de avanço nos últimos 24 meses, com as estratégias adotadas para garantir melhorias substanciais na governança do Tribunal de Justiça”, assinalou o desembargador Joaquim Figueiredo.

Mesmo diante da crise econômica que acomete o país, cujo impacto reflete diretamente na arrecadação de receita – ocasionando cortes orçamentários – o TJMA, conseguiu, na atual gestão, apresentar melhorias substanciais em diversos setores, com a exitosa política de boa governança e eficiência administrativa, que apostou na reestruturação da força de trabalho

“Atentos ao papel central na política pública de Justiça, utilizamos novas formas de gerenciamento, não expandindo – além dos limites legais e inflacionários – a despesa pública. Houve uma preocupação especial para que não houvesse aumento de gastos e para que não fosse ultrapassada nenhuma cota. Nada foi aprovado sem um criterioso estudo prévio, embasado no orçamento”, ressaltou o desembargador Joaquim Figueiredo.

Ele disse que, na busca constante por melhorias contínuas, o TJMA está lançando mão de metodologias de planejamento estratégico, medição de indicadores de desempenho e gerenciamento de projetos, seguindo a tendência da gestão pública contemporânea.

“Práticas aplicadas com sucesso nas instituições são hoje trazidas para a gestão do TJMA, que já colhe benefícios com uma organização mais ágil, mais dinâmica e focada na entrega de serviços jurisdicionais na qualidade esperada, dentro dos prazos, com custos planejados e alocação de pessoas e recursos”, assinalou.

O desembargador Joaquim Figueiredo afirmou que na sua gestão foi criada uma agenda estratégica vasta, para que o Poder Judiciário do Maranhão pudesse atuar de forma decisiva na superação das eventuais dificuldades nas áreas financeiras, de recursos humanos, materiais e estruturais.

“Atender globalmente às demandas significa a adoção de um novo modelo de governança, embora saibamos que o desempenho, a qualidade e eficácia de muitas ações institucionais dependem de igual qualidade e eficiência de resposta de outros serviços do Estado”, explicou o desembargador Joaquim Figueiredo.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4370 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2