Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Os treinamentos visam desenvolver habilidades e competências específicas de liderança no Judiciário estadual. (Foto: Ribamar Pinheiro)

Os treinamentos visam desenvolver habilidades e competências específicas de liderança no Judiciário estadual. (Foto: Ribamar Pinheiro)

INSTITUCIONAL | Cursos desenvolvem competências de liderança no Judiciário

26
JUN
2019

13:31

Para obter resultados mais significativos que possam alavancar a gestão pública, torna-se imprescindível que as instituições apostem no desenvolvimento das competências de liderança, que refletem decisivamente nas atividades desenvolvidas em equipe no labor profissional.

Nessa perspectiva, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – por meio da Diretoria de Recursos Humanos – está promovendo uma sequência de quatro treinamentos, visando desenvolver habilidades e competências específicas de liderança no Judiciário estadual.

A série de treinamentos foi aberta oficialmente nessa segunda-feira (24), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo, na presença dos desembargadores Lourival Serejo (vice-presidente do TJMA), José Jorge Figueiredo dos Anjos, Jorge Rachid, Luiz Gonzaga Almeida Filho e Jaime Araújo, magistrados e diretores, com atividades práticas para desenvolver melhor o aspecto decisório.

Para o presidente do TJMA, Joaquim Figueiredo, desenvolver aspectos de liderança é desenvolver o órgão do Judiciário como um todo.

“Pela primeira vez na história, a alta administração participa de um treinamento comportamental de gestão de pessoas. Isso mostra a sensibilidade e a importância que esta gestão promove para o desenvolvimento de pessoas”, disse o desembargador Joaquim Figueiredo.

Os treinamentos – realizados em parceria com a Universidade Ceuma – abordam temáticas sobre “Tomada de Decisão”, “Liderança de Alto Impacto”, “Team Coach” e “Oficina de Liderança”, ministrados pela professora titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Andrea Deis, no Salão Nobre da Biblioteca do Campos Renascença.

Nesta quarta-feira (26) acontece o curso de “Liderança de Alto Impacto” – iniciado na terça-feira (25) – destinado aos magistrados e servidores.

De forma sequencial, nos dias 27 e 28 de junho, será ministrado o curso “Oficina de Liderança”; e de 4 a 5 de julho, o treinamento de “Team Coach”.

Segundo informações da Diretoria de RH, outras turmas serão formadas no segundo semestre em datas a serem divulgadas.

A diretora de Recursos Humanos, Mariana Clementino, informou que a viabilização dos treinamentos – fruto de uma proposta feita pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo – atende às necessidades de quem desenvolve o trabalho de nível estratégico da organização.

“Os magistrados/gestores que recebem, normalmente, treinamentos técnicos jurídicos, estão conhecendo metodologias e ferramentas que vão auxiliar na tomada de decisões, atividade diária que é extremante relevante ao gestor. Com o êxito de uma decisão bem elaborada, bem estruturada, o sucesso fica com um alcance muito mais atingível”, explicou a diretora.

Mariana Clementino acrescentou que, nos 205 anos de história do TJMA, não se tem conhecimento de situação similar, “com todo o corpo estratégico – inclusive desembargadores – fazendo um curso vivencial, de forma participativa, sobre estratégias de como gerenciar melhor”.

O coordenador de Acompanhamento de Desenvolvimento da Carreira, Rodrigo Valente ressaltou que os treinamentos permitem que os líderes e suas equipes apresentem resultados ainda maiores à sociedade (jurisdicionado).

“A ideia é que as pessoas possam conseguir liderar cada vez melhor, para que as equipes tenham resultados ainda melhores e os objetivos organizacionais do Tribunal sejam alcançados”, concluiu.

 

 

 

 

INSTITUCIONAL | Cursos vão desenvolver competências de liderança no Judiciário

 

 

 

Danielle Limeira
Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2