Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Des. Jorge Rachid participou de audiência pública do projeto Teias em março deste ano. Foto: Ribamar Pinheiro/ Asscom TJMA

Des. Jorge Rachid participou de audiência pública do projeto Teias em março deste ano. Foto: Ribamar Pinheiro/ Asscom TJMA

SUSTENTABILIDADE | Des. Jorge Rachid participa de ação do "Teia de Sustentabilidade" em Itapecuru

17
JUN
2019

09:44

O desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMA, participa de evento promovido na Comarca de Itapecuru Mirim, em razão da culminância das ações desenvolvidas pelo projeto “Teias de Sustentabilidade”, idealizado pela 2ª Vara Judicial.

O evento acontece ao longo desta segunda-feira (17), com uma programação de atividades variadas como a realização de audiência pública para apresentar os resultados das ações de combate e controle à poluição, visitas a comunidades, exposição de artesanatos e produtos feitos com materiais recicláveis, premiações, apresentações musicais e teatrais, entre outros.

O projeto – que conta com a parceria de instituições públicas e privadas – tem o objetivo de contribuir com a prevenção e controle da poluição, recuperação da qualidade do meio ambiente, inclusão social e promoção da saúde.

A juíza titular da 2ª Vara e diretora do Fórum da Comarca de Itapecuru, Mirella Freitas, ressalta o esforço em conjunto do Judiciário maranhense e das instituições parceiras para concretizar o projeto, com o apoio da sociedade.

“Tivemos o apoio de muitas instituições, entre elas, do Tribunal de Justiça por meio do Núcleo Socioambiental. Assim, nesta segunda, vamos encerrar a primeira fase do projeto com a realização de uma visita à comunidade “Lixo Zero”, audiência pública, homenagens e outros eventos que ocorrerão na Praça Gomes de Sousa”, adianta a magistrada.

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda (17), a partir das 9h30, será feita uma visita ao Povoado Monte Cristo para conhecer de perto a ação “Lixo Zero”. Na comunidade, estão previstas apresentações de vídeo, peças teatrais dramatizadas por alunos de escolas municipais, exposições de artesanatos, cartazes e materiais recicláveis.

À tarde, 14h, está programada a audiência pública de prestação de contas na Câmara Municipal, com apresentação de dados sobre os materiais arrecadados na coleta seletiva e Ecogincanas promovidas durante as ações. Na ocasião, será feita a entrega simbólica da fábrica de vassouras para a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Itapecuru, responsáveis pela coleta seletiva de embalagens e resíduos recicláveis.

Às 18h30, na Praça Gomes de Sousa, haverá apresentação do grupo teatral “Pão com Ovo”, além de exposição de artesanatos e produtos feitos com materiais recicláveis, premiação das Ecogincanas e apresentações musicais e de dança. Alunos da escola Unidade Integrada Manfredo Viana vão apresentar o “Lixolelê” e “Carinlixo” - uma mistura da dança africana “Maculelê”, e o “Carimbó Ecológico”.

Além do desembargador Jorge Rachid Maluf, presidente do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA, foram convidados para o evento, os juízes Douglas Martins (Vara de Interesses Difusos da Comarca da Ilha); Edeuly Maia Silva (3ª Vara); Glaucia Maia (2ª Vara Criminal de Bacabal); Bruno Chaves (Comarca da Anajatuba); Joseane Bezerra (3ª Vara da Família de São Luís) e Paulo do Nascimento Júnior (Comarca de Cantanhede).

Também são aguardadas as presenças de autoridades do Ministério Público Estadual, das Secretarias Estaduais de Governo e Poder Legislativo; além de autoridades políticas da região; representantes de entidades estaduais e municipais; advogados, servidores, a comunidade em geral, entre outros órgãos.


Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2