Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
 Magistrados e servidores de Açailândia e do RH trabalharam uma semana na GPC. Foto: Divulgação

Magistrados e servidores de Açailândia e do RH trabalharam uma semana na GPC. Foto: Divulgação

AÇAILÂNDIA | RH conclui mais uma etapa da Gestão de Pessoas por Competências

05
ABR
2019

16:52

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, concluiu mais uma etapa do programa de Gestão de Pessoas por Competências (GPC). Desta vez, a unidade-piloto escolhida foi a Comarca de Açailândia, para as comarcas de Entrância Intermediária.

O projeto de Gestão por Competências visa desenvolver as competências necessárias e alinhar esforços para o alcance dos objetivos organizacionais, orientando os processos por meio do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição. Este modelo de gestão deverá ser implantado em todo o Judiciário brasileiro, conforme exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

COMARCA DE AÇAILÂNDIA

Nesta etapa dos trabalhos, no período de 25 a 28 de março deste ano, os magistrados e servidores das unidades funcionais de Açailândia atribuíram pesos para as competências levantadas em etapa anterior da GPC, quando foi feito o mapeamento dessas competências. Os pesos definidos na comarca serão replicados para as demais de entrância intermediária.

Após esta fase, serão realizados diagnósticos individuais e por parte do gestor das equipes de trabalho; autodiagnóstico pelo servidor, com vistas à elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individuais.

O coordenador de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira do TJMA, Rodrigo Valente, explica que “os planos consistem em um importante instrumento de crescimento profissional dos servidores do Poder Judiciário, que nortearão as ações de desenvolvimento pela Diretoria de RH”.

Para o coordenador, com a implementação da Gestão de Pessoas por Competência em todo o Poder Judiciário, o Tribunal terá condições de implantar ações e tornar as respostas aos jurisdicionados mais eficientes e efetivas.

BENEFÍCIOS

A servidora Liliane Maria Pereira, secretária da Diretoria do Fórum de Açailândia, avaliou positivamente o processo realizado na comarca pela DRH junto aos servidores e juízes.

“Esse projeto trará inúmeros benefícios a todos os envolvidos. Ao identificar o perfil dos servidores e as competências necessárias para cada unidade, o programa contribuirá para estimular, capacitar e valorizar os funcionários, no dia a dia do trabalho, e, consequentemente, o atendimento à população será aperfeiçoado”.

O Programa de Gestão de Pessoas por Competências foi instituído no Poder Judiciário maranhense pela Resolução nº 64/2018, aprovada por unanimidade em dezembro de 2018. Mas o início dos trabalhos referentes ao projeto tiveram início em fevereiro de 2017, quando foi realizado um Workshop para o projeto-piloto, promovido com a Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca da Ilha (atualmente a 1ª Vara). Durante todo o ano de 2017, várias unidades do 1º Grau, na entrância final, tiveram suas competências mapeadas, assim como em 2018, quando o 2º Grau também foi mapeado.

De acordo com a Diretoria de Recursos Humanos, o planejamento do projeto prevê que até o final do ano de 2020 o programa GPC esteja implantado em 100% do Judiciário maranhense.

 

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2