Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Arte: Eduardo Sales (Ascom/TJMA)

Arte: Eduardo Sales (Ascom/TJMA)

DIA DA JUSTIÇA | Judiciário maranhense promove ação social no Tibiri neste sábado (8)

Durante a programação, das 9h às 17h, serão oferecidos diversos serviços gratuitos à população, desde atendimentos jurídicos, médicos, odontológicos, dentre outros.

05
DEZ
2018

17:32

O Poder Judiciário do Maranhão e várias instituições parceiras promovem o “Dia da Justiça pela Cidadania”, neste sábado, 8 de dezembro de 2018, no Sesi do Tibiri, das 9h às 17h. A ação social oferecerá diversos serviços gratuitos às comunidades da área do Distrito Industrial e rural de São Luís.

A iniciativa - idealizada pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça, presidido pelo desembargador José Luiz Almeida e coordenado pelo juiz Alexandre Abreu - contará com a participação de voluntários previamente inscritos junto ao Tribunal (estudantes universitários, servidores e outros profissionais).

De acordo com a coordenação do evento, estão previstos aproximadamente 1,5 mil atendimentos. “É a primeira vez que estamos realizando uma ação social dessa magnitude, com uma diversidade de serviços tão grande. A expectativa é bastante positiva”, comentou Ana Larissa Serra, coordenadora do Núcleo de Solução de Conflitos, agradecendo, em nome da equipe organizadora, pelo apoio incondicional das instituições parceiras e dos voluntários inscritos, fundamental para o êxito do evento.

"Todo tipo de ajuda é muito importante, numa ação como essa em prol da comunidade. Ficamos felizes por termos recebido inscrições de tantos voluntários", frisou.

Os voluntários atuarão em diversas áreas durante a iniciativa, desde a orientação em filas de atendimento, triagem, distribuição de água, na condução de atividades para crianças, dentre outras.

SERVIÇOS

No Dia da Justiça pela Cidadania estão previstos atendimentos na área de direito de família – divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda, agendamento para coleta de material de realização de exame de DNA – bem como a renegociação de dívidas, entre outros. Haverá também atendimento por meio das plataformas digitais.

Uma equipe do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA estará atuando na solução de questões, priorizando a via conciliatória; dando orientações e agendando sessões de conciliação, divórcio, pensão alimentícia, negociação de dívidas, dentre outros.

No local, a Ouvidoria do Tribunal de Justiça receberá manifestações sobre os serviços e funcionamento do Poder Judiciário. A Corregedoria Geral da Justiça também estará presente apoiando as ações para expedição de registro de nascimento e coleta de material para exames de DNA feita pela equipe do Laboratório de DNA do Fórum de São Luís.

Haverá atendimento odontológico feito por servidores do Tribunal de Justiça, além de vacinação e clínico geral. Uma equipe de Juizado estará realizando consulta processual no local e atermação.

Diversas diretorias e setores do TJMA estão apoiando o evento: Recursos Humanos, Assessoria de Comunicação da Presidência, Diretoria Administrativa, Cerimonial, Divisão de Transporte e Diretoria de Segurança.

A Cemar estará renegociando dívidas e realizando troca de lâmpadas.

A Defensoria Pública Geral do Estado dará orientações sobre direito de família, consumidor, moradia. O Procon realizará atendimento com a emissão de documentos como RG, CPF, entre outros. Serão oferecidos ainda serviços de Cartório de Registro Civil.

Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Universitário da UFMA, serão oferecidos diversos serviços de saúde. 

O Serviço Social da Indústria (SESI) estará oferecendo atendimentos odontológico, oftalmológico e clínico geral; o Serviço Nacional do Comércio (SENAC) realizará cortes de cabelo; o Serviço Social do Comércio (SESC) estará com bilioteca móvel, realizando oficinas de resíduos para incremento e geração de renda, além de jogos educativos.

O Tribunal Regional Eleitoral estará fazendo alistamento de eleitores novos, transferências e justificativas de ausência nas eleições. 

A Ouvidoria da Procuradoria-Geral de Justiça estará atuando na divulgação dos serviços prestados pelo órgão e efetuando registro de demandas.

A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social estará ofertando cadastro e atualização nos programas sociais (cadastro único e benefício de assistência ao idoso e à pessoa com deficiência/ BPC); a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES) estará ofertando cadastro de bolsa escola, atendimento, orientação e avaliação nutricional; a Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde estará presente com serviços de saúde, testes rápidos, palestras sobre prevenção ao câncer de mama e combate ao uso de drogas.

A Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional estará com equipe para realização de avaliação e orientação nutricional.

A segurança do evento será feita em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército.

A Empresa Gestor disponibilizará funcionários terceirizados para trabalharem no evento.

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail conciliar@tjma.jus.br ou pelo telefone (98) 3198-4558.


Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300
 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2