Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

JUSTIÇA CIDADÃ – Autor fala sobre livro que aborda dilemas da cidadania na sociedade

13
NOV
2018

11:01

O jornalista e escritor Antonio Carlos de Oliveira será o entrevistado deste sábado (17) do programa Justiça Cidadã, ao meio-dia, na TV Assembleia (Digital, Canal 51.2 – TVN, Canal 17). Ele é o autor do livro “Comunicação & Justiça – Dilemas da Cidadania na Sociedade Contemporânea”, lançado na 11ª Edição do ESMAM Cultural, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, realizado no último dia 9, no Teatro Alcione Nazaré, do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

No programa de TV, o também assessor-chefe de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) vai falar sobre a obra, que tem o selo Esmam e projeto gráfico do designer Carlos Eduardo Sales. Antonio Carlos vai explicar porque o livro mostra que é proibido calar quando o assunto é ética e cidadania e porque ele estimula uma resposta da sociedade ao desânimo presente em muitos brasileiros em relação à política.

“Comunicação & Justiça” tem prefácio do diretor da ESMAM, desembargador Paulo Velten, e apresentação do jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, Félix Alberto Lima. Reúne 222 artigos publicados pelo autor na plataforma eletrônica ‘Justiça Global’ e em jornais do Rio Grande do Sul e do Maranhão.

Em entrevista aos apresentadores Heider Lucena e Amanda Campos, Antonio Carlos de Oliveira vai contar como o livro abre a discussão sobre a cidadania ativa no país e sobre como se encaixa o jornalismo na engrenagem do sistema democrático.

O livro é o testemunho vivo de um repórter idealista e engajado às causas sociais avançadas de seu tempo. Em pesquisas e investigações jornalísticas exaustivas sobre a trajetória da democracia brasileira no cenário político nacional, o jornalista analisa, com acuidade – em textos propositalmente atemporais – questões pertinentes à cidadania, à legislação e à aplicação no Direito, na infalível tarefa de esmiuçar o tecido social do Brasil.

O jornalista fala como sua experiência profissional como repórter no Rio Grande do Sul, México, Colômbia, Nigéria, Senegal, Moçambique, Angola, Costa do Marfim e Zimbábue colaborou para a autoria da obra “num contexto em que a tênue democracia no Brasil, na Colômbia, no México e na África repete, grosso modo, a apartação social, econômica e política”.

Justiça Cidadã é também reapresentando às 21h de segunda e de quarta na TV Assembleia.

O PROGRAMA - O “Justiça Cidadã” é produzido por profissionais das assessorias de Comunicação do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça, com informações de todos os órgãos do Judiciário estadual, a exemplo da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), em parceria com toda a equipe da TV Assembleia. Os editores-chefes são os jornalistas Antonio Carlos de Oliveira e Juliana Mendes.

A cada edição semanal, novos entrevistados vão dar informações e tirar dúvidas sobre áreas específicas de atuação do Judiciário maranhense. O público pode colaborar com perguntas e informações pelo Whatsapp do programa, (98) 98880-4461, ou ainda se informar pelo Telejudiciário, 0800-707-1581.

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2