Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

Atendimento ao público suspenso na Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça (UMF/TJMA)

A Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF/TJMA) informa que está suspenso o atendimento ao público até o dia 21 de setembro. O motivo é a reforma predial que está ocorrendo na sede da UMF/TJMA localizada na Rua do Egito, nº 351, Centro, São Luís.

Busca ▼
 A palestra aconteceu no Fórum de São Luís.

A palestra aconteceu no Fórum de São Luís.

SOCIOAMBIENTAL | Política de sustentabilidade do Poder Judiciário é apresentada aos militares da Diretoria de Segurança

12
JUL
2018

12:25

Militares que atuam na segurança institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram de uma palestra de sensibilização sobre a Política de Sustentabilidade do Judiciário maranhense, realizada pelo desembargador Jorge Rachid, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJ, nesta quarta-feira (11), no auditório Joaquim Filgueiras, no Fórum de São Luís (Calhau).

O encontro - promovido pelo Núcleo de Gestão Socioambiental em parceria com a Diretoria de Segurança Institucional - contou com a participação de mais de 150 policiais militares. O diretor de Segurança, tenente-coronel Alexandre Magno, e a tenente-coronel Claridelma Mesquita conduziram o evento.

Em sua explanação, o desembargador Jorge Rachid ressaltou a importância de todo o corpo funcional entender o que é e como funciona a Política de Sustentabilidade do Tribunal, que foi institucionalizada de acordo com as resoluções nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e 50/2016 (TJMA).

Ele destacou o papel primordial dos militares, no trabalho de conscientização junto a servidores e jurisdicionados acerca da Política de Sustentabilidade, por estarem presentes 24h nas unidades judiciais.

O desembargador Rachid explicou que esse trabalho pode ser feito por meio de orientações sobre o uso correto dos coletores de resíduos; incentivo à eliminação do uso de copos descartáveis nas dependências do Judiciário, motivando o uso dos ecopos de papel e das canecas e xícaras de fibra de coco; além da sensibilização para evitar que lâmpadas e torneiras fiquem ligadas de forma desnecessária, evitando, assim, o desperdício de recursos públicos.

“Todos os órgãos do Judiciário precisam efetivar a sustentabilidade em suas rotinas de trabalho. Com o apoio do presidente, desembargador Joaquim Figueiredo, o Tribunal de Justiça está avançando nas ações desenvolvidas pelo Núcleo em articulação com todos os setores, como a campanha “Destralhe” que, em poucos dias, recuperou 67 toneres novos avaliados em 20 mil reais. Esse resultado positivo também pode ser alcançado em outras áreas, a partir da parceria com a Diretoria de Segurança”, afirmou o desembargador Rachid.

O diretor de Segurança do TJMA, tenente-coronel Alexandre Magno, enfatizou que a Diretoria de Segurança Institucional está à disposição para apoiar a iniciativa, reforçando a disponibilidade dos militares para atuarem de forma estratégica como multiplicadores junto ao público, por atuarem nas unidades judiciais de todo o Poder Judiciário.


Comunicação Social do TJMA
assom@tjma.jus.br
(98) 3198.4300 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2