Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Foto: Orquídea Santos

Foto: Orquídea Santos

VISITA GUIADA | Acadêmicos de Direito conhecem estrutura e funcionamento do TJMA

13
JUN
2018

13:10

Estudantes do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) conheceram nesta terça-feira (16) a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário do Maranhão. Esta foi a quarta turma da instituição a visitar a sede do Tribunal de Justiça este ano.

A visita faz parte da programação institucional do projeto “Visita Guiada”, coordenado pela Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça.

Os acadêmicos, acompanhados pelo professor universitário, Bruno Rócio, foram recebidos na Corte Estadual de Justiça pela diretora Judiciária, Denyse Reis Batista, e pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMA, Cristiano Simas, e o coordenador de Protocolo, Cadastro e Autuação, José Durval Santos Júnior.

Os estudantes também assistiram a uma palestra ministrada pelo desembargador Lourival Serejo, vice-presidente da Corte, sobre as recentes mudanças nas legislações brasileiras e o novo momento vivenciado pelo Poder Judiciário.

O juiz auxiliar da Presidência, Cristiano Simas, falou sobre as carreiras jurídicas, em especial sobre a magistratura, cujo exercício exige vocação, empenho, dedicação e constante aperfeiçoamento profissional.

O professor Bruno Rócio Rocha, especialista em Direito Processual Civil e Civil, comentou que a palestra foi fundamental para os alunos conhecerem, na prática, como é a vivência no Tribunal, a estrutura física, a tramitação de processos e a visão do julgador a respeito do tema, dos problemas enfrentados pelo Judiciário e as soluções encontradas.

A aluna do 9° período do curso de Direito, Mariana Silva, elogiou a iniciativa do Tribunal em oferecer esta oportunidade às instituições de ensino.

Cerca de 30 alunos participaram da visita à Sala de Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça; ao Gabinete da Presidência, onde foram recebidos pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo; e das palestras com o desembargador Lourival de Jesus e o juiz Cristiano Simas.

AGENDAMENTO – As coordenações de instituições de ensino superior, que desejarem agendar a visita de estudantes ao Tribunal de Justiça do Maranhão, devem entrar em contato com o setor da Diretoria Judiciária, pelo e-mail: dirjudiciaria@tjma.jus.br .

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2