Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
A capacitação está sendo realizada no Salão Nobre da Fiema (Foto: Ribamar Pinheiro)

A capacitação está sendo realizada no Salão Nobre da Fiema (Foto: Ribamar Pinheiro)

RECURSOS HUMANOS | Judiciário promove capacitação em Gestão de Pessoas

24
ABR
2018

13:38

Gestores do Poder Judiciário do Maranhão participam até esta quarta-feira (25) de uma capacitação sobre “Sistema de Gestão de Pessoas por Competências”, realizada no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

O evento integra o projeto de Desenvolvimento Profissional, da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão, que possui duas vertentes principais: Gestão de Pessoas por Competências e Avaliação de Desempenho com Foco nas Competências.

O objetivo do programa é apresentar aos servidores técnicas e instrumentos para estabelecer as competências necessárias ao desempenho, com eficiência, das atividades funcionais, estimulando a migração de uma atuação da área de gestão de pessoas, baseada em tarefas processuais e controles, para uma atuação sistêmica que privilegia o desenvolvimento profissional dos funcionários.

A diretora de Recursos Humanos do TJMA, Mariana Clementino, explica que a iniciativa visa capacitar as lideranças do Judiciário – os diretores, chefes de setores e secretários judiciais – no sistema de Gestão de Pessoas por Competências, além de formatar um novo padrão de avaliação de desempenho, mais condizente com as necessidades do órgão e com a realidade.

“Por meio dos eventos que promovemos, mensalmente, pretendemos contribuir para o desenvolvimento dos servidores da Justiça maranhense, motivando-os e estimulando uma reflexão sobre o autoconhecimento, fornecendo os instrumentos necessários”, pontuou Mariana Clementino.
A diretora de Recursos Humanos disse que o processo de Gestão de Pessoas por Competências já está em fase de homologação de sistema e mapeamento do Segundo Grau e de Unidades Administrativas, por meio de amostras. As unidades de Primeiro Grau já foram mapeadas.

O coordenador de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira, Rodrigo Valente, explica que implementar a Gestão por Competências é, hoje, o maior desafio da equipe de RH do Tribunal.

“Queremos implantar esse novo formato de Gestão de Pessoas, no Judiciário maranhense, desenvolvendo e elevando o nível de competências dos servidores para que eles desempenhem um melhor trabalho. Não podemos avaliar por avaliar. Nesse processo, todos sairão ganhando, principalmente a população”, afirma Rodrigo Valente.

O diretor Financeiro do Tribunal, Amudsen Bonifácio, avaliou de forma positiva a programação organizada pela Diretoria de RH.

“Esses encontros têm sido fundamentais para agregarmos conhecimentos e experiências sobre a área de Gestão de Pessoas por Competências e implementarmos na prática”, salientou Amudsen Bonifácio, acrescentando que há dois anos foi iniciado um processo na Diretoria Financeira, de Mapeamento e Remodelagem de Processos.

TEMAS - Dentre os temas abordados na programação, elaborada pelo IEL, destacam-se: Estratégia Organizacional; Gestão Organizacional: processos de trabalho e indicadores; Gestão de Pessoas por Competências; Matriz de Competências; Banco de Talentos; Recrutamento e Seleção por Competências e Plano de Desenvolvimento Profissional.

O consultor em Gestão Empresarial, André Freitas, ao ministrar a capacitação, parabenizou o Judiciário maranhense pela preocupação em modernizar e aperfeiçoar o sistema de gestão de pessoas do órgão, com vistas à melhoria da prestação jurisdicional.

“Enxergo essa preocupação da Justiça maranhense com bons olhos. Na verdade, está havendo uma onda no serviço público brasileiro, nos últimos anos, especialmente na Justiça. Os servidores estão se movimentando, se empenhando para oferecer melhores serviços aos cidadãos”.

Ao final do treinamento, os gestores serão avaliados e estarão aptos a identificar competências individuais da equipe, elaborar planos de desenvolvimento profissional e estruturar um banco de talentos.

CONSULTOR – André Freitas é consultor em Gestão Empresarial, possuindo grande vivência nas áreas de Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e Projetos de Reestruturação Organizacional.

Tem pós-graduação em Marketing (ESPM/RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Ciências Cognitivas e Estratégia (ILACE/SP), além de graduação em Engenharia. É professor da Fundação Getúlio Vargas e coautor do livro “A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro – Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão”, editado pela FGV/RJ.

 

Amanda Campos

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4300

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2