Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Presidente José Joaquim Figueiredo comprometeu-se a avaliar os pleitos da OAB/MA (Foto: Ribamar Pinheiro)

Presidente José Joaquim Figueiredo comprometeu-se a avaliar os pleitos da OAB/MA (Foto: Ribamar Pinheiro)

ENCONTRO | Judiciário e OAB/MA discutem questões de interesses institucionais

08
FEV
2018

14:28

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e o presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, Thiago Diaz, reuniram-se nesta quinta-feira (8), para tratar de vários pleitos de profissionais da advocacia e outras questões de cunho institucional ligadas à Justiça.

Durante a reunião, um dos principais temas colocados ao desembargador pelo presidente Thiago Diaz e pela advogada Ananda Farias, presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, foi a disponibilização de espaços dedicados às mulheres mães que vão ao fórum e não têm com quem deixar os bebês. A sugestão das advogadas integrantes da Comissão da Mulher foi a instalação de fraldários e espaço para amamentação no Fórum de São Luís e das principais comarcas do Estado, como já existe em fóruns do Piauí e de Roraima, por exemplo.

O presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, se mostrou sensível ao pleito. “Como existem mães que precisam levar seus filhos até o fórum, sem dúvidas, é muito importante termos esse espaço reservado para essa finalidade. Vamos agora fazer um estudo e adequar nas nossas instalações”, disse.

ATIVIDADE JURISDICIONAL – A prioridade na instalação de unidades jurisdicionais em algumas comarcas do Maranhão com grande volume de processos, como na Comarca de Barreirinhas, também foi um assunto abordado com o presidente José Joaquim, bem como o acompanhamento constante da distribuição jurisdicional, Turmas Recursais, expedição de alvarás em nome de advogados, instalação do Alvará Eletrônico, entre outros.

O presidente ouviu atentamente todos os pleitos e prometeu falar com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, para dar prioridade aos assuntos.

Também estiveram presentes na reunião o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão, e os advogados Orlando da Silva Campos (presidente da subseção da OAB de Barreirinhas), Gustavo Mamede (conselheiro seccional e presidente da Comissão de Defesa da Educação), Sérgio Aranha (conselheiro seccional), Marília de Carvalho Portela Luz (tesoureira da subseção da OAB de Barreirinhas); Vivian Bauer (presidente da Comissão de Direito da Família); Maria de Jesus Castro Reis (presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente); Gustavo Carvalho (presidente da Comissão de Assistência e Defesa das Prerrogativas); e Marinel Dutra (conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos).

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2