Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

Atendimento ao público suspenso na Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça (UMF/TJMA)

A Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF/TJMA) informa que está suspenso o atendimento ao público até o dia 21 de setembro. O motivo é a reforma predial que está ocorrendo na sede da UMF/TJMA localizada na Rua do Egito, nº 351, Centro, São Luís.

Busca ▼
Ações foram apresentadas em reunião realizada no gabinete da Presidência do TJMA (Foto: Ribamar Pinheiro)

Ações foram apresentadas em reunião realizada no gabinete da Presidência do TJMA (Foto: Ribamar Pinheiro)

FORMAÇÃO | ESMAM apresenta plano de capacitação de servidores e magistrados ao presidente do TJMA

12
JAN
2018

12:42

O diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), desembargador Paulo Velten Pereira, reuniu-se, nesta sexta-feira (12), com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, para tratar sobre o plano de capacitação de servidores e magistrados para o ano de 2018.

Na reunião, o diretor elencou as atividades desenvolvidas pela escola, as inovações previstas, necessidades de incremento na formação dos servidores, remuneração de formadores e outras questões relativas ao equilíbrio financeiro da instituição, responsável pela formação continuada dos juízes e qualificação dos servidores do Poder Judiciário em todo o Estado.

Paulo Velten ressaltou a importância de investir mais na estrutura de EAD da ESMAM para ampliação do número de cursos online ofertados. A medida estenderá em 30% o alcance das ações formativas para todo o Estado com menor custo e maior agilidade, sem necessidade de deslocamento de pessoal até a sede.

Outro ponto apresentado foi a proposta de convênio com a Escola da Magistratura do Mato Grosso do Sul para viabilizar a participação de juízes maranhenses em curso de Mestrado junto à Universidade de Girona (Espanha), com contrapartida do TJMA.

O presidente enalteceu a atuação do desembargador Paulo Velten junto à escola judicial e garantiu apoio integral às ações que contemplam a formação dos servidores e magistrados. José Joaquim Figueiredo dos Anjos propôs nova reunião, com participação do corregedor-geral, desembargador Marcelo Cavalho Silva, para juntos estudarem a dinâmica de capacitação dos magistrados em parceria com universidades nacionais ou internacionais, preferencialmente sem o afastamento de suas atividades judicantes, a fim de que a prestação jurisdicional não seja abalada.

RESULTADOS - Em 2017, a escola ofertou 120 cursos, ministrados por cerca de 200 formadores, com a ministração de aproximadamente 2.500 horas de aulas. As ações beneficiaram 6.062 juízes, servidores da Justiça de 1º e 2º Graus, operadores do Direito e parceiros institucionais, superando a meta estipulada.

Para 2018, estão previstas no calendário mais de 80 opções de atividades de formação profissional. Serão realizados 24 cursos pela plataforma de educação a distância (EAD), sendo 18 para servidores.

A ESMAM mantém ainda curso de especialização em Teoria e Prática da Decisão Judicial – a primeira implantada pela entidade – e atividades paralelas de cunho cultural e jurídico abertas à comunidade.

Participaram da reunião Mário Lobão Carvalho (diretor-geral do TJMA), Amudsen da Silveira Bonifácio (diretor financeiro do TJMA), Marilse Medeiros (secretária-geral da ESMAM) e Evandro Hiluy (coordenador financeiro da ESMAM) e os desembargadores Lourival Serejo (vice-presidente do TJMA) e Maria das Graças Duarte.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3235.3231 (Esmam)

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2