Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

ARQUIVO JUDICIÁRIO SUSPENDE ATENDIMENTO

Em virtude de reforma na área da reserva técnica n° 4, o Arquivo Des. Milson de Souza Coutinho informa que o atendimento de pesquisadores e o acesso ao acervo judicial histórico da Corte estará suspendo a partir do dia 20/11, pelo prazo de 15 dias. A reforma visa realizar melhorias na estrutura do Arquivo e de seus laboratórios. Quaisquer dúvidas poderão ser dirigidas ao Arquivo, através do telefone (98) 3223-7215/7220." A Portaria que suspendeu o atendimento é a de n° 8039/2018.  

Busca ▼
O presidente do TJMA disse que trabalhará em sintonia com os outros dois membros da Mesa Diretora (Foto: Ribamar Pinheiro)

O presidente do TJMA disse que trabalhará em sintonia com os outros dois membros da Mesa Diretora (Foto: Ribamar Pinheiro)

INSTITUCIONAL | Presidente do TJMA empossa corregedor-geral da Justiça e vice-presidente do TJMA

15
DEZ
2017

18:21

Os desembargadores Marcelo Carvalho Silva (corregedor-geral da Justiça) e Lourival Serejo (vice-presidente) foram empossados formalmente nesta sexta-feira (15) pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

No ato de posse, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos afirmou que trabalhará em sintonia com o vice-presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. Ele disse também que as gestões do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) se darão em conjunto.

“A Corregedoria é de grande importância para o Poder Judiciário do Maranhão e estaremos de portas abertas para o corregedor”, afirmou.

Na oportunidade, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos empossou ainda os magistrados Cristiano Simas, Lidiane Melo e André Bogéa, como juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça. Tomou posse também a chefe da Assessoria Jurídica, Liana Gomes.

A leitura do termo de posse foi feita pelo diretor geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, Mário Lobão. A cerimônia foi acompanhada pelos familiares do presidente da Corte e por assessores do Poder Judiciário.

CURRICULO - DESEMBARGADOR LOURIVAL SEREJO

O desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa nasceu na cidade de Viana, Maranhão. Filho de Nozor Lauro Lopes de Sousa e Isabel Serejo Sousa. Formou-se em Direito, em 1976, especializando-se em Direito Público, pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1980 e, posteriormente, em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, em convênio com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão. Atualmente, é desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Antes de ingressar na magistratura, Lourival Serejo foi advogado e Promotor de Justiça. Na magistratura já exerceu as seguintes atividades: Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão, Juiz Auditor da Justiça Militar, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e Ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Lourival Serejo ocupa a cadeira nº 35 da Academia Maranhense de Letras. É também membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras.

Obras publicadas: O presépio queimado, Rua do porto, O baile de São Gonçalo, Do alto da Matriz, Na casa de Antônio Lobo, Da aldeia de Maracu à Vila de Viana, Entre Viana e Viena e Pescador de memórias.

Na área jurídica, Lourival Serejo tem vários trabalhos publicados nas principais revistas do país e os seguintes livros de sua autoria: Contribuições ao estudo do Direito; Direito Constitucional da Família; Provas ilícitas no direito de família; A família partida ao meio; Formação do Juiz: anotações de uma experiência; Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional e Os Novos Diálogos do Direito de Família.

CURRICULO - DESEMBARGADOR MARCELO CARVALHO SILVA

Marcelo Carvalho Silva exerceu o cargo de promotor de Justiça, antes de ingressar na magistratura, em novembro de 1986. Foi juiz em comarcas como Vargem Grande, Rosário, Imperatriz e São Luís, assumindo o cargo de desembargador em dezembro de 2006. No último ano de atividade como juiz de vara, em 2005, registrou índice de produtividade de 78%, de acordo com dados do perfil funcional elaborado pela Corregedoria Geral de Justiça.

Também foi professor das universidades UFMA (São Luís e Imperatriz), Uniceuma, Escola Superior do Ministério Público e Escola Superior da Magistratura, da qual foi diretor por quatro anos. É autor das obras jurídicas "Decisões Antecipatórias, Cautelares, Liminares e Sentenças" e "Compêndio de Legislação para Concursos e Profissionais".

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2