Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

NÃO HAVERÁ SESSÃO DA 1ª CÂMARA CÍVEL NO DIA 19/10

A Coordenadoria da Primeira Câmara Cível o Tribunal de Justiça informa que, devido ao afastamento legal dos desembargadores Jorge Rachid Mubárac Maluf e Kléber Costa Carvalho, não haverá sessão de julgamentos da referida Câmara, no dia 19.10.2017. Coordenadoria da 1ª CCI. (98) 3198.4342

Clique para fechar

Não ocorrerá sessão da Primeira Câmara Cível na quinta-feira (19)

A Diretoria Judiciária informa que não ocorrerá sessão ordinária de julgamento da Primeira Câmara Cível Isolada, agendada para quinta-feira (19).  

Busca ▼
A reunião ocorreu no Fórum de São Luís, com a presença de membros do Núcleo de Solução de Conflitos e empresas (Foto: Ribamar Pinheiro)

A reunião ocorreu no Fórum de São Luís, com a presença de membros do Núcleo de Solução de Conflitos e empresas (Foto: Ribamar Pinheiro)

PREPARAÇÃO | Núcleo orienta empresas sobre a Semana Nacional da Conciliação

02
OUT
2017

10:43

Membros do Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão, secretários judiciais, representantes de empresas e órgãos da Administração Pública Estadual reuniram-se para tratar da 12ª edição da Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá no período de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano.

No encontro – que ocorreu no Salão do Júri, no Fórum de São Luís, no Calhau – ficou estabelecido que as empresas deverão enviar, até o dia 16 deste mês, planilhas com os processos que estarão na pauta da Semana.

As planilhas serão encaminhadas aos juizados da Capital e do Interior, onde tramitam os processos, assim como para as varas cíveis e de família. Os processos em pauta são de todo o Maranhão, incluindo São Luís.

Caberá às empresas – por meio dos setores competentes – a filtragem dos processos que podem ser resolvidos por meio da conciliação, ou seja, aqueles em que as empresas estejam aptas a oferecer propostas com possibilidade de aceitação pelos autores, para o seu arquivamento definitivo.

O coordenador do Núcleo de Conciliação, juiz Alexandre Abreu, conduziu a reunião e disse que é muito importante o Judiciário lançar uma campanha de conciliação, sendo interessante também que a sociedade abrace a ideia e entenda que é possível resolver questões do seu interesse por meio de acordos.

Na oportunidade, o magistrado fez uma explanação sobre a Resolução 432017, que possibilita ao Juízo a busca da resolução de conflitos nas demandas passíveis de autocomposição, que tramitam no Poder Judiciário, com a utilização de plataforma digital pública.

A recomendação prevê que, caso a mediação ou conciliação seja admitida pelo juízo, o processo fique suspenso até que a parte junte aos autos a prova da busca pela plataforma digital, podendo ocorrer até mesmo a extinção do feito em razão da ausência deste documento.

OFÍCIO – Nesta segunda-feira (2), o Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA encaminhou ofício à Corregedoria Geral da Justiça recomendando que sejam suspensas as audiências de instrução durante a Semana Nacional da Conciliação, para que seja estimulada a efetivação de acordos durante sua realização.

Participaram da reunião os representantes da Caema, Claro, Magazine Liliani, Credishop, Lojas Gabryella, Sky, Amil, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria Estadual da Fazenda e Ceap. Os secretários das 1ª, 4ª, 6ª e 7ª Varas de Família e das 1ª, 3ª, 4ª, 11ª, 13ª e 15ª Varas Cíveis também participaram da reunião.

 

Manoel Ramos – Centro de Conciliação do Fórum de São Luís

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2