Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Paulo Rodrigues fala sobre a valorização da vida em evento na AMPEM. (Foto: Divulgação)

Paulo Rodrigues fala sobre a valorização da vida em evento na AMPEM. (Foto: Divulgação)

VALORIZAÇÃO DA VIDA | TJMA integra Campanha 'Setembro Amarelo' de prevenção ao suicídio

13
SET
2017

13:26

O Tribunal de Justiça do Maranhão, um dos parceiros na Campanha 'Setembro Amarelo', participou nessa terça-feira (12), na Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), do lançamento da Campanha de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, à imprensa. Neste ano, o TJMA se junta ao Ministério Público, que está comandando a iniciativa.

Em 2016, o TJMA, por meio da Unidade de Monitoramento Carcerário (UMF), realizou a campanha com diversas ações ao longo do mês de setembro.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, uma vasta programação será promovida ao longo do mês e se encerrá com uma corrida. “A cada hora morre uma pessoa vítima de suicídio; a cada ano morrem 9 mil. Diante disso, o Ministério Público do Maranhão, sensível à situação, está convocando a sociedade para esta grande luta. A cor amarela significa alerta! O objetivo é chamar a atenção da sociedade”, disse Luiz Gonzaga.

A ação é organizada por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos (CAOp/ DH) e tem como principal objetivo prevenir o suicídio. Durante o evento, o procurador informou que a coordenadora do Centro, procuradora de Justiça Sandra Elouf, sugeriu a criação de um centro de referência para tratamento de questões como esta.

DIVULGAÇÃO – O psicólogo do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Rodrigues, representando o desembargador Froz Sobrinho, coordenador da UMF, falou da importância da divulgação na imprensa do trabalho de prevenção. “Os jornalistas servem de multiplicadores nessa tarefa da prevenção”, afirmou Paulo.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, Douglas Cunha, falou da importância da divulgação dos mecanismos de prevenção. “Essa campanha chegou num momento muito especial porque a gente vem observando o crescimento de ocorrências de suicídio, não só no Maranhão mas em todo o país”, destacou Douglas Cunha. Ele acrescentou que é contra a divulgação na imprensa de notícias de suicídio. “Conclamamos aos colegas a não valorização ao suicídio e sim, a preservação da vida”, finalizou o presidente do Sindicato de Jornalistas.

Além do TJMA, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), estão como parceiros da campanha a Procuradoria Geral do Estado, Associação dos Magistrados do Maranhão, Defensoria Pública do Estado, Assembleia Legislativa do Maranhão, Seccional da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB/MA), Associação Maranhense de Psiquiatria, Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria Municipal de Saúde e Conselhos Regionais de Medicina, Psicologia, Serviço Social, Câmara Municipal de São Luís e outros.

 

Orquídea Santos

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2