Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Talk show foi ponto alto do evento, voltado para as mulheres do Judiciário. Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA

Talk show foi ponto alto do evento, voltado para as mulheres do Judiciário. Foto: Ribamar Pinheiro/ TJMA

Dia da Mulher: TJMA realiza evento para magistradas e servidoras

14
MAR
2017

16:09

Servidoras e magistradas do Tribunal de Justiça do Maranhão participaram de uma programação especial, nesta terça-feira (14), no auditório do prédio-sede – organizada pela Diretoria de Recursos Humanos e pela Coordenadoria Estadual da Mulher – em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na data de 8 de março.

Na abertura do evento, o presidente do TJMA, desembargador Cleones Carvalho Cunha, parabenizou as mulheres, destacando suas inúmeras qualidades e conquistas na sociedade.

“Vocês conquistaram o mercado de trabalho e não consigo entender essa discriminação de que a mulher tem que ganhar menos que o homem, exercendo a mesma função. No meu gabinete, a quase totalidade é de mulheres. Nos concursos públicos, vocês são maioria e classificadas nos primeiros lugares. Quando participo de casamentos comunitários, tenho sempre o cuidado de dizer, claramente, que mulher não é para ser submissa ao homem, nem empregada, e, sim, companheira. Somos absolutamente iguais e não superiores a vocês. Parabenizo a todas as mulheres e agradeço pelo bom trabalho que desempenham no Judiciário”, pontuou o presidente.

Diversas atividades foram organizadas para homenagear e valorizar as mulheres, que trabalham no Judiciário maranhense: palestra ministrada pela analista judiciária e psicóloga, Ericka Nascimento, sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com divulgação de estatísticas estaduais e nacionais, e a Lei Maria da Penha; apresentação dos trabalhos, projetos e ações da CEMulher, pela coordenadora administrativa, analista e assistente social, Danyelle Bitencourt; aplicação e apresentação de produtos dermatológicos e cosméticos pela empresa Dermage (parceira do Programa de Descontos e Vantagens do TJMA); além de um talk show com a coach Adriana Carvalho.

A diretora de Recursos Humanos, Mariana Clementino Brandão, parabenizou as servidoras pela importância dos diversos papeis que desempenham na Justiça e na sociedade. Ela aproveitou para anunciar que o RH promoverá uma série de eventos este ano, dentre palestras, cursos e treinamentos, como forma de incentivar e capacitar os servidores.

TALK SHOW – Na última parte da programação, a coach e consultora Adriana Carvalho apresentou um talk show, exclusivo para o público feminino, encenando várias personagens (de uma mesma mulher), com ênfase para os mais diversos papéis sociais – tanto pessoais como profissionais – desempenhados pelas mulheres no dia a dia, bem como os desafios enfrentados, no decorrer da “revolução silenciosa” vivenciada por elas ao longo dos anos.

Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, encenando um poema de sua autoria “Almas Perfumadas”, a palestrante falou acerca das sensações transmitidas pelas mulheres, no cotidiano. Ela também discorreu sobre Marketing Pessoal, abordando a necessidade de se construir e manter uma imagem em cada contexto, fazendo da diversificação feminina uma ferramenta poderosa para transformar sonhos em realidades.

Ao indagar as servidoras sobre qual imagem elas pretendem transmitir para o mundo, Adriana orientou as mulheres a trabalharem uma marca pessoal, uma logomarca, a partir de seus interesses, impressões e objetivos de vida, despertando sensações positivas nas pessoas, e não apenas transferirem essa responsabilidade para os outros.

“Em cada papel que desempenhamos, transmitimos uma sensação diferente e deixamos uma lembrança, uma marca no mundo. Apesar das variadas fases pelas quais passamos, assim como a lua, é fundamental construirmos uma marca pessoal, tentando ser constantes, sorridentes e sinceras”, destacou a coach.

IMPRESSÕES – A servidora Carmen de Oliveira Bogéa, da Diretoria Geral do TJMA, disse que já trabalha a sua marca pessoal, diariamente, e só hoje, se deu conta, ao assistir à palestra. “Como disse a palestrante, nós desempenhamos vários papeis, desde a hora em que acordamos. Hoje, por exemplo, já fui avó, logo cedo, ao arrumar e levar meu neto para o colégio. Agora, estou aqui, no trabalho, disposta e preparada para exercer as funções de servidora pública. Saindo daqui, serei esposa e dona de casa, outra pessoa. Possuímos diversas marcas, de acordo com os lugares e as situações que vivenciamos. O importante é não deixar nada atrapalhar a realização de nossas atividades”, destacou a servidora.

A servidora Carla Patrícia Campos, da Coordenadoria de Finanças, elogiou a iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos, que, segundo ela, contribuiu para elevar a autoestima das mulheres.

“Achei a iniciativa muito importante e os temas bem pertinentes, dentre eles, o relevante trabalho realizado pela CEMulher para proteger as mulheres vítimas de violência, e o talk show, que nos orientou sobre a importância de transmitir sensações agradáveis às pessoas com quem convivemos. Com tantas atividades, programadas especialmente para nós, mulheres, me senti lembrada e valorizada pelo Poder Judiciário”.

Carla aproveitou o momento para dar um toque no visual, experimentando produtos cosméticos, expostos no local. “Estava precisando desse cuidado. Adorei! Afinal, quem não gosta de ser cuidada? No ambiente de trabalho, melhor ainda!”, expressou a servidora.

 

Amanda Campos

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2